top of page

Dia do Dublador

Dia de celebrar os profissionais que nos emocionam por gerações!

29 de junho de 2019.

Neste sábado 29/06 é celebrado o Dia do Dublador, profissional com formação de teatro e especialização em dublagem, que assistimos em sucessos cinematográficos, séries de TV, desenhos animados e, até novela mexicana.  

A dublagem nasceu em 1930, com os diretores Edwin Hopkins e Jacob Karol que lançaram o filme The Flyer, o primeiro a utilizar um sistema sonoro que permitia substituir vozes originais por outras gravadas em estúdio. Foi nessa época que o cinema europeu realizou o lançamento de vários filmes dublados. No Brasil, onde os longas enlatados eram exibidos com legendas, a dublagem chegou como novidade com a Disney, que lançou em 1937 o longa animado de Branca de Neve e os Sete Anões, e no ano seguinte dublou a produção para versão brasileira, assim como a de outros países.
 

Hoje, as falas são gravadas sozinhas, com ajuda de um fone de ouvido onde rola o texto original. Ao contrário das dificuldades da época em que os atores gravavam juntos no estúdio, olhando para a tela sem ajuda do som. A média de gravação para um filme chega a ser de 25 a 30 horas.

Veja também

CINEMA E TV

TOY STORY 4 - LÁGRIMAS E NOSTALGIA EM NOVA AVENTURA DOS BRINQUEDOS.

bottom of page