top of page

15ª edição da Campus Party Brasil é sucesso de público, inovação e engajamento

Arena, espaço fechado do evento, tem recorde de público com mais de 25 mil campuseiros. Ao todo, 100 mil pessoas estiveram presentes durante os 6 dias



A décima quinta edição da Campus Party Brasil, maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, blockchain, cultura maker, games, educação e empreendedorismo do mundo, realizada no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, entre os dias 25 e 30 de julho, foi um verdadeiro sucesso de público e engajamento. Ao todo mais de 100 mil pessoas passaram pelo evento, sendo que mais de 25 mil campuseiros estiveram na Arena, representando o recorde de público na área fechada do encontro.


“Estamos muito felizes com a participação do público na CBBR15 e endereçamos esse resultado a participação das centenas de comunidades que nos ajudaram a construir o conteúdo e a engajar o público presente. A Campus Party sempre foi um evento de comunidade e dar espaço para elas é garantir que inovações e disrupções nasçam aqui dentro, tornando o evento um espaço rico de troca e conhecimento”, conta Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil.

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Outro grande destaque do evento foi a presença de crianças e adolescentes estudantes das redes municipais e estaduais de São Paulo. Ao todo mais de 9 mil crianças puderam vivenciar um pouco da experiência da Campus Party, participando de oficinas, palestras e se divertindo nos games e acompanhando as batalhas de robôs.


A Open Campus, espaço gratuito da #CPBR15, apresentou diversas novidades. A principal delas foi o Printer Chef, um espaço onde foi realizada uma competição gastronômica inovadora, na qual os participantes criaram pratos utilizando alimentos produzidos em impressoras 3D. Foi uma oportunidade ímpar de explorar a fusão entre culinária e tecnologia.


Já na Arena, as 25 mil pessoas que adquiriram ingressos, puderam usufruir de uma internet com velocidade de 20GBps, fornecida pela Use Telecom, RNP e Mega Telecom. Essa edição contou com 5 mil pessoas acampadas em barracas, que tiveram acesso a mais de 500 palestrantes e atividades, tendo como um dos principais destaques a Campus Party Fashion Tech, desafio inédito que consistiu na produção e exposição de roupas feitas com acessórios tecnológicos.


“Os resultados dessa edição, mais uma vez, mostram o sucesso do evento que acaba de completar 15 anos na cidade de São Paulo. Esperamos poder voltar no ano que vem, com apoio do governo, prefeitura e patrocinadores privados trazendo para a capital paulista toda a grandiosidade de atrações e inovações que só a Campus Party Brasil pode oferecer” complementa Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.


Ao longo dos seis dias, os palcos da CBBR15 receberam nomes de destaque para Lucy Hawking, Cid Cidoso (Não Salvo), Ricardo Cappra, Aline Deparis, Nick Vidal, Delmir Peixoto, Nyvi Estephan, Tawna, Isadora Basile, Bruno Sartori, Tanya O’ Callaghan, Derrick Green, entre outros.


Já a Open Campus recebeu, além do Printer Chef, uma grande Arena Gamer: a Campus Play - onde ocorreram palestras, atividades e campeonatos de eSports. O espaço gratuito também teve como grande destaque as batalhas de robôs organizadas pela Robocore que contou com mais de 4 mil competidores de diversos países, a Game Party, uma exposição de vídeo games antigos que contou sobre a evolução dos emuladores, partindo do jogo Pong, lançado em 1972, até os consoles atuais e o palco Metageek, que reuniu um pouco da cultura pop por meio de concurso de cosplay, bandas de músicas temáticas de filmes, séries e animes; dubladores, palestras com influenciadores; painéis sobre jogos web3; um concurso de k-pop, entre outros. Outro grande destaque é o Palco Fábrica de Empreendedores, em parceria com o Sebrae, que além de receber palestras de empreendedores e especialistas dos mais diversos segmentos, reuniu 87 startups que tiveram a oportunidade de mostrar suas soluções e inovações para o público.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Printer Chef

Pela primeira vez, a Campus Party Brasil realizou o “Printer Chef”, em parceria com a BioEdTech, IGA Vila Mariana e EBAC. O espaço de gastronomia contou com um campeonato onde os participantes precisaram elaborar pratos a partir de alimentos produzidos em impressoras 3D. A dinâmica contou com workshops sobre a impressão dos produtos no equipamento para, na sequência, os competidores realizarem a atividade. Nos três primeiros dias de CPBR15, ocorreram as seletivas São Paulo com participantes oriundos de universidades e cursos técnicos profissionalizantes da capital, que contou com Eline Welter como vencedora. No sábado, 29 de julho, Eline se juntou aos vencedores de Goiás e Brasília para a final nacional. A grande campeã foi Giovanna Coradini, que havia conquistado a vaga na cidade goiana.


Hackathons

Nesta edição foram realizados cinco Hackathons em formato híbrido - presencial e online - contando com atividades, palestras e mentorias que integram todos os participantes. O primeiro deles, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, teve como o tema: Aplicando os ODS - quais ações e políticas públicas inovadoras o Estado de São Paulo pode implementar para tornar-se um estado mais competitivo e inclusivo? E a equipe SelagemGov foi a grande vencedora.


Com apoio da Visa e da Caixa Cartões, o segundo desafio buscou descobrir como atrair o público jovem para assumir hábitos financeiros conscientes, transformando o aprendizado financeiro em uma experiência lúdica e aumentando o engajamento e lealdade desses usuários. A equipe vencedora foi Confraria Web3.


O terceiro hackathon, contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo e buscou entender como preparar os empreendedores do setor de turismo para as inovações tecnológicas da área? A competição teve dois projetos vencedores, o Hope e Luzerna.


Já com apoio dos Correios, o quarto desafio tinha como objetivo universalizar a codificação postal em nível de logradouro para realizar novos projetos com maior agilidade, assertividade e menor dependência de insumos de órgãos externos aos Correios. O time vencedor foi Cerrado Geeks.


E finalizando, o desafio das Loterias Caixa buscou tornar a jornada digital de apostas nas Loterias CAIXA divertida e atrativa ao público jovem, garantindo aspectos de inclusão para o público PCD. A equipe campeã foi NFTMania.


Campus Party Fashion Tech


Outra novidade da #CPBR15 foi a Campus Party Fashion Tech, um desafio de moda com produção e exposição de roupas tecnológicas e wearables, que contou com a parceria da Ebac, PUCSP e Mamute. A competição, que contou com estudantes dos cursos de moda, teve uma seletiva regional com a equipe Camon como vencedora e a final nacional com o grupo Goiânia se destacando.


Campus Play

Os eSports não ficaram de fora dessa edição, que contou com uma área exclusivamente dedicada ao tema: o Campus Play, espaço dedicado à interação de games de forma direta, divertida e profissional. A área recebeu diversas atrações como palestras, workshops e atividades ligadas aos jogos digitais. Uma grande novidade foi o show match entre os vencedores dos torneios de eSports, promovidos pela Campus Party, e integrantes da equipe profissional Fúria.


O evento também promoveu três campeonatos, que distribuíram uma premiação total de R$ 10 mil reais. O campeonato de League of Legends foi vencido pelo time Amigos da Milaskay. A competição de Valorant, que aconteceu pela primeira vez, foi ganha pela equipe TecMack Esports, e a de CS:GO pelo grupo Thinking Ball.


Fábrica de Empreendedores e Maratona de Negócios

A 15ª edição da Campus Party Brasil promoveu, em parceria com o Sebrae, uma série de ações com o objetivo de fortalecer e estimular o ecossistema de inovação, o empreendedorismo e o surgimento de novos negócios. O espaço, denominado Fábrica de Empreendedores, abrigou mais de 30 palestras e painéis de empresários, empreendedores e outras personalidades com o objetivo de trazer discussões sobre educação, empreendedorismo e tecnologia.


Ao todo, 87 startups participaram do Startup360 onde puderam expor seus trabalhos para os visitantes e potenciais investidores além de receberem mentorias de especialistas.


Já a Maratona de Negócios teve a proposta de desenvolver e capacitar projetos de empreendedorismo por meio de mentorias e workshops. Foram mais de 100 projetos inscritos, 32 mentorias individuais e 3 coletivas. A vencedora da maratona foi a solução Ossinhos medicinais, cuja solução visa entregar ossinhos medicinais como petiscos para pets, com sabores variados e que possuem medicação incorporada em sua composição.


Campus Kids e Projeto Include

O espaço Campus Kids reuniu uma programação composta por diversas atividades e workshops, que contou com a curadoria do projeto Include, que conta com centenas de laboratórios espalhados pelo Brasil, promovido pelo Instituto Campus Party, que busca aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia. Ao longo do evento foram realizadas diversas oficinas para a produção de produtos tecnológicos como, por exemplo, óculos de realidade virtual, robôs, e um maker cofre.


"Promover oficinas de introdução à robótica e inclusão na tecnologia para crianças é uma oportunidade valiosa de emponderá-las para o mundo digital. Nessas experiências lúdicas e envolventes, pais e crianças mergulham na criatividade, tecnologia e sustentabilidade ao construírem seus próprios projetos, estimulando a imaginação, fortalecendo a autoconfiança e inspirando o futuro da inovação", explica Sidiane Zanin, Diretora do Programa Include do Instituto Campus Party.

Campus Party Amazonas

Já está confirmada a primeira edição da CPAmazonia. O encontro acontecerá entre 11 e 15 de outubro, no Centro de Convenções Studio 5, em Manaus. Os ingressos já estão a venda no site - https://brasil.campus-party.org/cpamazonia/ingressos/.


Para saber mais informações, acesse: https://brasil.campus-party.org/


Serviço Campus Party Brasil – 15ª edição

Arena: das 11h do dia 25 de julho, às 18h do domingo 30 de julho

Open Campus: de 26 a 29 de julho, das 10h às 20h, com circulação até às 21h.Domingo, 30 de julho, das 10h às 16h, com circulação até às 17h.

Local: Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 - Portão 38 – Santana)


Nossos parceiros

Como nas edições anteriores, a Campus Party Brasil conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia durante os seis dias.

Apoio Institucional: Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo.

Parceiro Institucional: Sebrae.

Patrocínio Cultural: Visa.

Diamond: Loterias Caixa.

Platinum: Governo Federal e Petrobras.

Gold: 4events, Enel, MTMega, Correios e RNP.

Silver: Plant Power e 3 Corações.

Realização: Instituto Campus Party e Gouvea Experience.


Sobre a Campus Party

A Campus Party, completa 25 anos, sendo a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canada, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

20 visualizações

ความคิดเห็น

ได้รับ 0 เต็ม 5 ดาว
ยังไม่มีการให้คะแนน

ให้คะแนน