top of page

Além das sombras: a posição do Brasil diante do nazismo é contada na série 'Terra Prometida'

Produção de Paschoal Samora, está disponível no Curta!On - Clube de Documentários


Além das sombras: a posição do Brasil diante do nazismo é contada na série 'Terra Prometida'

Cena da série ‘Terra Prometida’, de Paschoal Samora (Divulgação: Curta!On)


A série "Terra Prometida", disponível no Curta!On – Clube de Documentários -, mergulha em um universo de imagens distorcidas, memórias fabricadas e responsabilidades ocultas para falar do papel do Brasil diante do nazismo e o alcance de sua ideologia. Dirigida por Paschoal Samora e, com seis episódios, a obra é uma produção da Conspiração Filmes em parceria com a Synapse. O Curta!On – Clube de Documentários – pode ser acessado através da Claro TV+ e no site CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo.


A produção traz à tona aspectos ocultos da história brasileira, confrontando o público com a responsabilidade e os dilemas éticos que permearam o período. A série aborda a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e revela a postura brasileira diante do nazismo, mostrando que apesar da aparente abertura do governo para os imigrantes, os judeus não eram bem aceitos. Em 1935, com o pretexto de eliminar a ameaça comunista, o governo de Getúlio Vargas começou a perseguir militantes de esquerda, oposicionistas e estrangeiros. Essa mistura nebulosa de interesses políticos, xenofobia e segregação resultou em um cenário sombrio no país.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

“Terra Prometida” (Série em 6 episódios)

Direção: Paschoal Samora. Duração: 26 minutos. Classificação: 16 anos.


Confira um pouco sobre cada episódio:


O primeiro episódio, “Resistir, Fugir ou Morrer”, se passa durante a queima de livros em Hamburgo em 1977, Erich Brill é perseguido e levado para Auschwitz, enquanto Albert Einstein tenta ajudar uma judia em perigo, Selma Moss. Isaac e Zívia resistem no gueto de Varsóvia e escapam com vida através dos esgotos.


O segundo episódio, “Der Amerikaner”, narra a história de Gingo, filho de imigrantes alemães no Brasil, que enfrenta uma identidade complexa durante a guerra. Ele é forçado a ingressar na Juventude Hitlerista, mas consegue evitar lutar contra brasileiros no front italiano e retorna ao Brasil com seus amigos.


No terceiro episódio, “Sobre Heróis e Párias”, o público é apresentado a Amynthas, um jovem negro do Brasil, que parte para a guerra na Itália, é capturado pelas tropas alemãs e retorna ao Brasil sem o apoio necessário para sua recuperação física e psicológica.

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


O quarto episódio, “O Anjo de Hamburgo”, fala sobre Aracy Guimarães Rosa, que dribla protocolos diplomáticos brasileiros para salvar refugiados judeus durante o Holocausto. Ela esconde judeus em sua casa e os transporta pessoalmente para cruzar a fronteira alemã, sendo detida e posteriormente trocada por diplomatas alemães.


No quinto episódio, “A Rota dos Ratos”, Gustav Fraz Wagner, membro da SS nazista, escapa para o Brasil e vive impune sob um pseudônimo, apesar de ser reconhecido por sobreviventes do Holocausto. Ele morre em circunstâncias nebulosas.


No sexto e último episódio,“A Travessia”, a família Moser luta para sobreviver e fugir das atrocidades nazistas. Após a prisão de Max, eles conseguem vistos e partem para Xangai, aguardando a liberação do visto brasileiro. Após uma viagem desafiadora, a família finalmente chega ao Brasil e enfrenta novos desafios de adaptação e estabelecimento.

5 visualizações

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação