top of page

Animação: Como os filmes indicados ao Oscar podem contribuir para o diálogo em família

Experiência de assistir aos filmes juntos pode proporcionar bons momentos durante as férias




As férias escolares estão próximas do fim, mas este período do ano que marca a preparação do retorno à escola, também celebra outro momento do cinema mundial, a indicação do Oscar. O prêmio que consagra os melhores filmes do ano, também apresenta a categoria de Melhor Animação, e esses longas podem proporcionar bons momentos de diálogo e troca entre as famílias. A premiação acontece no dia 12 de março.


Para a Psicóloga Bianca Ferreira Larangeira, do Marista Escola Social Ecológica, a arte de assistir a um filme é uma abertura para que assuntos possam ser conversados em casa:


“Ao ver os personagens de um desenho animado passando por momentos difíceis, ou vivendo alguma tristeza, a criança pode se sentir à vontade para falar sobre algo que sentiu, esse distanciamento da história que está passando na TV ou no cinema, auxilia que os pais e responsáveis possam perguntar, se ele já passou por isso, ou se já viu alguma situação semelhante”

O essencial para que esse diálogo seja criado, é que os responsáveis criem esse ambiente favorável:


“Ao invés de cada membro da casa assistir ao desenho no seu celular, porque não criar um ambiente na sala, em que todos possam assistir, essas memórias também vão contribuir para o acolhimento dos assuntos conversados”

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Indicados retratam o espírito do tempo


A história da humanidade pode ser contada também sob o ponto de vista da arte e da cultura e no cinema isso tem sido cada vez mais comum.


A coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos revela:


“Ao vermos um filme, podemos notar o período em que ele está inserido, pelas roupas, hábitos, costumes dos personagens e principalmente pela mensagem passada”

Entre os indicados deste ano, o filme Pinóquio, de Guilherme Del Toro, favorito para a estatueta, é um deles, por exemplo:


“A história original e clássica do Gepeto e seu boneco, ganha ares mais modernos, falando sobre liberdade e opressão, por exemplo”

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Para celebrar momentos em família, confira a lista dos filmes indicados na categoria animação e onde assistir:


Pinóquio, de Guilherme Del Toro (Netflix)


O boneco e o um grilo falante são os principais personagens da história, que continua com a mesma base original, em que o nariz do personagem cresce, a cada mentira contada, porém a essência da mensagem muda. O filme ensina um pouco sobre liberdade e aceitação e sobre não aceitar situações de opressão.



O Gato de Botas 2 - O Último Pedido (Cinemas)


Em Gato de Botas 2: O Último Pedido, O Gato de Botas descobre que sua paixão pela aventura cobrou o preço: por conta de seu gosto pelo perigo e pelo desrespeito à segurança pessoal, ele queimou oito de suas nove vidas. Com apenas uma vida restante, o Gato precisa pedir ajuda para uma antiga parceira - que atualmente é sua rival e inimiga mortal, Kitty Pata Mansa - para continuar vivo.



Red - Crescer é uma Fera (Disney +)


A protagonista de Red se transforma em um panda vermelho gigante toda vez que sente uma forte emoção. A animação da Pixar fala sobre a adolescência e todas as suas mudanças, sendo uma boa contribuição para os familiares que estão com crianças próximas a este período.



A Fera do Mar (Netflix)


A história retrata um mundo em que monstros marinhos povoam os oceanos e a tarefa de eliminá-los é heróica. É nessa realidade que os caminhos de Maisie, uma órfã cheia de energia que perdeu ambos os pais para uma criatura marítima, e Jacob, um jovem e talentoso marinheiro, se encontram para viver suas aventuras.



Marcel the Shell With Shoes On (“Marcel, a concha de sapatos”, em tradução livre) - (Cinemas)


Marcel é uma concha de um centímetro de altura, que calça tênis e vive com sua avó Connie e seu fiapo de estimação, Alan. Antes parte de uma extensa comunidade de conchas, eles agora vivem sozinhos como os únicos sobreviventes de uma misteriosa tragédia. A vida dessa pequena família muda quando um documentário sobre eles é publicado e surge uma chance de reencontrar a família perdida.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page