Experiência de assistir aos filmes juntos pode proporcionar bons momentos durante as férias
As férias escolares estão próximas do fim, mas este período do ano que marca a preparação do retorno à escola, também celebra outro momento do cinema mundial, a indicação do Oscar. O prêmio que consagra os melhores filmes do ano, também apresenta a categoria de Melhor Animação, e esses longas podem proporcionar bons momentos de diálogo e troca entre as famílias. A premiação acontece no dia 12 de março.
Para a Psicóloga Bianca Ferreira Larangeira, do Marista Escola Social Ecológica, a arte de assistir a um filme é uma abertura para que assuntos possam ser conversados em casa:
“Ao ver os personagens de um desenho animado passando por momentos difíceis, ou vivendo alguma tristeza, a criança pode se sentir à vontade para falar sobre algo que sentiu, esse distanciamento da história que está passando na TV ou no cinema, auxilia que os pais e responsáveis possam perguntar, se ele já passou por isso, ou se já viu alguma situação semelhante”
O essencial para que esse diálogo seja criado, é que os responsáveis criem esse ambiente favorável:
“Ao invés de cada membro da casa assistir ao desenho no seu celular, porque não criar um ambiente na sala, em que todos possam assistir, essas memórias também vão contribuir para o acolhimento dos assuntos conversados”
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
Indicados retratam o espírito do tempo
A história da humanidade pode ser contada também sob o ponto de vista da arte e da cultura e no cinema isso tem sido cada vez mais comum.
A coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos revela:
“Ao vermos um filme, podemos notar o período em que ele está inserido, pelas roupas, hábitos, costumes dos personagens e principalmente pela mensagem passada”
Entre os indicados deste ano, o filme Pinóquio, de Guilherme Del Toro, favorito para a estatueta, é um deles, por exemplo:
“A história original e clássica do Gepeto e seu boneco, ganha ares mais modernos, falando sobre liberdade e opressão, por exemplo”
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
Para celebrar momentos em família, confira a lista dos filmes indicados na categoria animação e onde assistir:
Pinóquio, de Guilherme Del Toro (Netflix)
O boneco e o um grilo falante são os principais personagens da história, que continua com a mesma base original, em que o nariz do personagem cresce, a cada mentira contada, porém a essência da mensagem muda. O filme ensina um pouco sobre liberdade e aceitação e sobre não aceitar situações de opressão.
O Gato de Botas 2 - O Último Pedido (Cinemas)
Em Gato de Botas 2: O Último Pedido, O Gato de Botas descobre que sua paixão pela aventura cobrou o preço: por conta de seu gosto pelo perigo e pelo desrespeito à segurança pessoal, ele queimou oito de suas nove vidas. Com apenas uma vida restante, o Gato precisa pedir ajuda para uma antiga parceira - que atualmente é sua rival e inimiga mortal, Kitty Pata Mansa - para continuar vivo.
Red - Crescer é uma Fera (Disney +)
A protagonista de Red se transforma em um panda vermelho gigante toda vez que sente uma forte emoção. A animação da Pixar fala sobre a adolescência e todas as suas mudanças, sendo uma boa contribuição para os familiares que estão com crianças próximas a este período.
A Fera do Mar (Netflix)
A história retrata um mundo em que monstros marinhos povoam os oceanos e a tarefa de eliminá-los é heróica. É nessa realidade que os caminhos de Maisie, uma órfã cheia de energia que perdeu ambos os pais para uma criatura marítima, e Jacob, um jovem e talentoso marinheiro, se encontram para viver suas aventuras.
Marcel the Shell With Shoes On (“Marcel, a concha de sapatos”, em tradução livre) - (Cinemas)
Marcel é uma concha de um centímetro de altura, que calça tênis e vive com sua avó Connie e seu fiapo de estimação, Alan. Antes parte de uma extensa comunidade de conchas, eles agora vivem sozinhos como os únicos sobreviventes de uma misteriosa tragédia. A vida dessa pequena família muda quando um documentário sobre eles é publicado e surge uma chance de reencontrar a família perdida.
Comentarios