top of page

Ator descobre diagnóstico de espectro autista durante interpretação de personagem em série da HBO

Jovem curitibano faz parte do elenco principal da produção original “Use Sua Voz”, primeiro live-action do Cartoon Network


Victor Ferreira - Cred Alexandre Carnieri


Com seis episódios disponíveis até o momento, a série original da HBO Max, “Use Sua Voz”, está fazendo sucesso desde o seu lançamento.


A produção, que foi a quarta mais assistida da plataforma em sua estreia, é uma comédia musical infanto-juvenil e mostra os alunos da escola Use Sua Voz em busca do sabotador, a pessoa que cortou a fiação elétrica da instituição bem no momento das audições para o núcleo musical. A primeira temporada tem 10 episódios no total. O primeiro está disponível gratuitamente para não assinantes.


O curitibano Victor Ferreira faz parte do elenco principal e interpreta o Arthur, um jovem que vive com TEA - Transtorno Espectro Autista desde a sua primeira infância.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Nos episódios lançados na última quinta-feira (13), “Use Sua Voz” se aprofunda mais no personagem do ator, procurando desmistificar muitos estereótipos do diagnóstico. Arthur também é cinestésico, possuindo alta sensibilidade com sons e os ruídos do seu cotidiano, acabam virando melodias e possibilidades rítmicas de músicas eletrônicas.


“Eu e o Arthur temos muitas coisas em comum e foi por meio dessas afinidades que descobri o meu diagnóstico de autismo, altas habilidades e superdotação. Eu já suspeitava, mas só tive coragem de ir atrás de profissionais após ter tido a oportunidade de compreender um pouco mais sobre o TEA. Por isso, tenho muito a agradecer a este personagem”, diz Victor Ferreira que, durante a interpretação do seu personagem, acabou descobrindo seu diagnóstico.

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Victor Ferreira - Cred Alexandre Carnieri


Em um depoimento em sua rede social, o ator comentou sobre processo da descoberta e o medo de perder trabalhos pelo diagnóstico.


“Eu sou autista. Quando você assiste o Arthur você percebe que ele é um personagem muito diferente de mim. Mas isso é porquê o autismo se expressa de formas diferentes para cada tipo de pessoa dentro do espectro. Como ator, eu conversei com outras pessoas sobre o diagnóstico e como isso poderia me comprometer de um jeito ruim dentro do mercado de trabalho, mas acabei descobrindo que vários outros cineastas, atores e atrizes com quem eu já trabalhei também estão dentro do transtorno do espectro autista, mas não falam sobre isso pelo mesmo medo de como o mercado e as pessoas vão receber isso”, disse ele.


Além de em “Use Sua Voz”, primeiro live-action produzido pelo Cartoon Network e coproduzido pela Floresta, Ferreira pode ser visto também na série “O Som e a Sílaba”, do Disney Plus, e em “Todos os Inscritos de Ness”, premiado no Festival Internacional de Cinema de Valdivia, do Chile, como Melhor Curta-Metragem Infantil Latino-Americano. A produção curitibana, que também já passou por outros festivais, como a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o Festival Taguatinga, o Festival Guarnicê de Cinema, o Goiânia Mostra Curtas, entre outros, reúne duas grandes referências artísticas do Paraná, as atrizes Regina Vogue e Maureen Miranda. Victor também já atuou nos curtas-metragens “Presente”, e “Um Instante no Tempo”, em que foi protagonista.


Acompanhe os novos trabalhos do ator curitibano pelo seu perfil oficial no Instagram: @victorferreira.mp3