top of page

Confira filmes e séries para embalar a folia no Carnaval

Filmes Sobre Clara Nunes, Cartola, Candeia e mais no Curta!On


Comédia nacional "Abestalhados 2" estreia no Star+

Para quem vai aproveitar os dias de Carnaval para relaxar em casa, mas não dispensa um bom samba, o Curta!On – Clube de Documentários traz uma seleção especial: “Pra Sambar”, com longas e episódios de série que se relacionam com esse ritmo tão brasileiro.


São 14 conteúdos, que podem ser sobre sambistas como Cartola, Clara Nunes, Candeia, Clementina de Jesus e Tia Surica; sobre músicos como Rogério Caetano e Carlinhos 7 Cordas – ambos temas de episódios da série “Sete Vidas em Sete Cordas” -; sobre o gênero musical em si e suas ramificações – como em “Partido Alto” –; sobre as escolas de samba, como em “Coração do Samba” e “O Mistério do Samba” ou sobre uma parte da história do ritmo, como nos episódios selecionados das séries “As Canções Que Tocaram o Brasil”, “Alegorias do Brasil” e “Danças Brasileiras”.


O Curta!On – Clube de Documentários pode ser acessado através da ClaroTV+ e pelo site CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site ganham 7 dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma, basta se cadastrar.


Confira as produções selecionadas:


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Velha Guarda da Portela no filme “O Mistério do Samba” (Créditos: Divulgação/Curta!On)

Velha Guarda da Portela no filme “O Mistério do Samba” (Créditos: Divulgação/Curta!On)


“Coração do Samba”


Um passeio pelos bastidores da bateria de uma escola de samba, orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo. Centrado na Mangueira e narrado por Elmo dos Santos, filho do fundador da bateria da escola, o documentário se debruça sobre um exuberante universo de musicalidade e de paixão pela percussão.


Direção: Theresa Jessouroun. Duração: 72 min. Classificação: 12 anos.


 

“O Mistério do Samba”

Com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, "O Mistério do Samba" retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou, recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz. O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.


Duração: 88 min. Classificação: Livre.


 

“Clara Estrela”


Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O documentário “Clara Estrela” resgata a carreira da artista, com a narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV.


Direção: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir. Duração: 71 min. Classificação: Livre.


 

“Clementina”


O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.


Direção: Ana Rieper. Duração: 75 min. Classificação: Livre.


 

“Cartola – Música Para Os Olhos”


A trajetória de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, baluarte da Estação Primeira de Mangueira e um dos mais importantes músicos do samba brasileiro. Em paralelo à história do artista, o filme reflete sobre a construção da memória do país.


Direção: Hilton Lacerda, Lírio Ferreira. Duração: 88 min. Classificação: 10 anos.


 

“As Canções da Minha Vida” (Série) – Episódio: "Teresa Cristina"


“As Canções da Minha Vida” é um grande painel da música brasileira, mostrando quais as músicas que influenciaram artistas importantes. Neste episódio, Teresa Cristina apresenta sua interpretação de “Minha História”. Ela segue falando da sua relação com a música e ilustra o papo com a versão de “Travessia”, famosa na voz de Milton Nascimento.


Direção: Marcus Fernando. Duração: 26 min. Classificação: Livre.


 

“101 Canções Que Tocaram o Brasil” (Série) – Episódio: “Ó Abre Alas”


As marchinhas reinavam absolutas no início do século XX. Mas depois de muitos carnavais, o samba mandou avisar que já estava pronto para entrar na festa.


Direção: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre.


 

“101 Canções que Tocaram o Brasil” (Série) – Episódio: “O Caldeirão Musical”


Entre a placidez da bossa-nova e a pulsação do afro-samba, o ritmo fervente do caldeirão musical refletia o estado de um país em ebulição entre 1967 e 1970, numa das fases mais criativas da MPB.


Direção: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre.


 

“Danças Brasileiras” (Série) – Episódio: “Samba”


O samba é a cara do Brasil: de marginal passou a herói; de ritmo perseguido pelas elites do início do século, virou símbolo nacional. O samba era proibido, o pandeiro era proibido. Suas origens são danças africanas: o lundu, cateretê e o batuque. E suas influências ainda hoje estão fortemente presentes.


Direção: Belisário Franca. Duração: 25 min. Classificação: Livre.


 

“Expresso” (Série) – Episódio: “Tia Surica”


A sambista carioca Iranette Ferreira Barcellos, conhecida como Tia Surica, é uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela. Ao narrar um pouco de sua vida, ela termina por revelar a trajetória da própria escola. Fala de personalidades, tradições, encontros, feijoadas e religiosidades, que integram a história do samba.


Direção: Hilton Lacerda, Joaquim Castro. Duração: 26 min. Classificação: Livre.


 

“Sete Vidas em Sete Cordas” (Série) – Episódio: “Rogério Caetano”


Rogério Caetano é considerado pelos críticos e músicos brasileiros um virtuose do violão de 7 cordas. Trilhando seu caminho musical desde os 6 anos de idade, tendo a princípio o choro e o samba como suas principais referências, vem criando uma obra particular no violão de 7 cordas em que se destaca uma personalidade original em que o compositor e o instrumentista se mantêm em diálogo constante.


Direção: Pablo Francischelli. Duração: 50 min. Classificação: Livre.


 

“Sete Vidas em Sete Cordas” (Série) – Episódio: “Carlinhos Sete Cordas”


Carlinhos cresceu em um ambiente suburbano em que o samba era uma manifestação onipresente. Ao encontrar um violão velho no lixo, levou-o para casa e fez do instrumento o seu ofício para a vida inteira. Na época da filmagem, Carlinhos era o maestro na banda da cantora Beth Carvalho. Os vemos juntos em ação em uma apresentação tocando clássicos como “O Mundo é um Moinho”.


Direção: Pablo Francischelli. Duração: 50 min. Classificação: Livre.


 

“Partido Alto” (Documentário)


Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba - com depoimentos marcantes da Velha Guarda - firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.


Direção: Leon Hirszman. Duração: 22 min. Classificação: Livre.


 

“Alegorias do Brasil” (Série) – Episódio: “Alegria é a Prova dos Nove”


Livre das amarras coercitivas das leis rígidas da moral europeia, o povo do Brasil costuma se pensar mais aberto à alegria. Liga-se a ela o prazer experimentado no corpo que samba e outros elementos culturais que favoreceriam uma existência solar nos trópicos. Ouça-se, porém, as suas letras, e repare-se quanta tristeza. Entre a alegria pulsional e a melancolia, o Brasil oscila afetivamente na sua formação.


Direção: Murilo Salles. Duração: 26 min. Classificação: Livre.