top of page

Dia do Profissional de Marketing: ‘ilimitada’, animação é ferramenta diferenciada para a comunicação corporativa

Nos últimos anos, mesmo com a pandemia, produções não diminuíram, tendo conquistado ainda mais espaço em lugares antes inexplorados



Dia do Profissional de Marketing: ‘ilimitada’, animação é ferramenta diferenciada para a comunicação corporativa (Foto: Divulgação)

O Dia do Profissional de Marketing, comemorado nesta quarta-feira, 8 de maio, foi idealizado para celebrar uma carreira cada vez mais importante dentro das empresas. Pessoas formadas para imaginar conteúdos e fórmulas para uma comunicação corporativa inteligente, perspicaz e que converse diretamente com os públicos-alvo. E para isso, somada à criatividade, uma das ferramentas que mais tem se destacado no mercado está ao alcance de qualquer projeto: a animação, que se mostrou muito forte mesmo no período da pandemia.

 

Segundo o relatório “Resiliência na Animação”, do Quirino Awards for Ibero-American Animation, a cadeia produtiva do setor quase não foi alterada pela pandemia. Países como Espanha, México, Paraguai, Portugal, Argentina e Chile mantiveram sua taxa de produção praticamente em 100% enquanto outros, como o Brasil, não tiveram grandes diminuições, em uma média de 85% do índice produtivo médio. E um dado ainda mais relevante: não foram detectados fechamentos de empresas de animação durante nesse ínterim.


Isso se deve a vários motivos, dentre os quais a falta de necessidade de espaços físicos e presença de atores (com exceção da dublagem, que pode ser gravada separadamente), algo que requer menos contato, e a possibilidade do home office, sem perder a qualidade.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Fora do padrão do mercado, empresas de construção e de desodorantes investem em animação para divulgar melhor sua marca (Crédito: Reprodução)

Após esse período, muitas empresas perceberam a importância e as vantagens da animação. Os motivos são vários, a começar que o limite imaginativo é o mesmo da criatividade: inexistente. Outros fatores incluem: a ligação emocional com o público; mais clareza na comunicação; e a facilidade de viralização, aumentando a visibilidade das marcas.

 

O público-alvo também é um fator de destaque por sua versatilidade, podendo abranger desde crianças até adultos, a depender do tema. Assim, qualquer empresa consegue vender seus produtos por meio da animação, desde que saiba se comunicar e atingir a quem pretenda.

 

Segundo Marcelo Pereira, sócio do Combo Studio, do Rio de Janeiro, a animação tem enorme potencial de colocar as marcas no mainstream, independentemente do ramo.


“Temos exemplos que mostram que a animação, ao estar atrelada a uma marca, gera inúmeras possibilidades, podendo ser utilizada não apenas em produções infantis, mas também para vender cimento ou produtos de higiene, por exemplo. Uma versatilidade importante para quem busca o mercado audiovisual de maneira geral, agregando muito valor e com possibilidades infinitas”.

Animações sobre antenas, cimento e desodorante

Recentemente, o Combo Studio desenvolveu alguns projetos “inusitados”, que se tornaram cases de sucesso e mesmo de “viralização”, como a mais recente campanha da Rede Globo, que encorajava a instalação de antenas externas nas casas. A produção, mesmo que de um “tema adulto”, que não gera interesse em crianças, recebeu uma versão animada, concebida em tempo recorde, de 10 dias, apenas, algo incomum nesse mercado, e cumpriu seu objetivo, atingindo o público-alvo.


Rede Globo apostou nas animações para campanha de antenas externas (Crédito: Reprodução)

Outros exemplos são a Cemento Sol, empresa peruana do ramo de construção, e a marca de desodorantes masculinos Old Spice. A primeira lançou um episódio completo animado, voltado para o público infantil, algo que pode parecer estranho em um primeiro momento, já que as crianças não são o público-alvo da marca, mas que se justifica ao analisarmos a grande repercussão.


Cemento Sol investiu em episódio animado que chegou a 3 milhões de visualizações no YouTube (Crédito: Reprodução)

A produção do Combo Studio, em parceria com o peruano Apus (em um episódio especial de 12 minutos que conta os oito passos para se levantar uma obra com segurança) já teve mais de 5 milhões de visualizações no YouTube e TikTok. O vídeo foi um grande sucesso em 36 países de língua espanhola e recebeu muitos elogios, gerando alvoroço nas redes sociais, não apenas pelo fator “novidade” ou pela surpresa de ver uma marca de cimentos divulgar uma animação infantil, mas também pela própria qualidade da produção e sua narrativa inspiradora, que transmite uma mensagem positiva, mostrando ambientes e situações com os quais as famílias peruanas e latino-americanas se identificam, um de seus grandes diferenciais. Também foi apontado o respeito pela cultura e identidade do povo latino, com uma representação fiel e sem estereótipos, mostrando apenas a realidade.



A viralização causou certa surpresa tanto para o Combo, como para a própria Cemento Sol, gerando respostas e reviews de diversos influenciadores da América Latina. A empresa publicou um vídeo no qual fala mais sobre a grande repercussão. O reconhecimento veio em 2023, quando a campanha conquistou cinco prêmios da Asociación Peruana de Agencias de Publicidad.

 

“Foi muito legal participar desse projeto com o Apus, focado na América Latina. Esperamos que tenha sido o primeiro de muitos trabalhos nesse sentido, pois mostra nossa versatilidade tanto em termos de projetos quanto na abrangência de clientes, que transitam entre as Américas e o próprio Brasil”, adiciona Pereira.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

“Old Spice Adventures” fez tanto sucesso que recebeu uma segunda temporada (Crédito: Reprodução)

Já a Old Spice, marca de desodorantes masculinos, em parceria com a agência W+K, deu a missão ao Combo Studio de criar uma série de histórias, em formato anime, expertise do estúdio, em que um dos produtos foi transformado em um super-herói, lutando contra as forças do suor, mau cheiro e todo o mal. Com seis episódios, divididos em duas temporadas, a ação fez enorme sucesso nas redes sociais, trazendo uma visão diferente do produto e atraindo o público mais jovem e amante do estilo de animação japonês por meio da nostalgia.



Combo Studio transformou o ídolo Raí em anime para o lançamento da terceira camisa do São Paulo, em 2022 (Crédito: Reprodução)

Por fim, a Sportsbet.io também apostou nas animações para divulgar seus lançamentos. Em uma campanha, em 2021, com a temática da Olimpíada de Tóquio, a empresa transformou o craque Denílson em animação japonesa, os chamados animes. Nesse mesmo formato, no mesmo ano, a então patrocinadora do São Paulo Futebol Clube aproveitou o lançamento da terceira camisa do time, que homenageava os 30 anos do título mundial, conquistado no Japão, para fazer a divulgação em animação, contando com o ídolo Raí.

 

“Uma coisa é certa: o limite da animação vai até onde a imaginação levar. Quem imaginaria que transformar um desodorante em um samurai que combate o mau odor geraria tanta repercussão? Isso é um grande diferencial da animação. Ela pode levar as marcas a lugares nunca antes explorados”, conclui Pereira.

 

Com o sucesso das campanhas animadas, surge um novo caminho para que as marcas consigam se comunicar com o público e até mesmo expandi-lo. Assim, é esperado que, cada vez mais, elas passem a investir em conteúdo nesse formato.

 

Trabalhos relevantes

A principal criação do estúdio é a influencer 100% animada Any Malu, paixão nacional e em toda a América Latina. Outra produção bastante conhecida é a série “Super Drags”, da Netflix, onde foi lançado também o “America: The Motion Picture”, projeto com parcela animada pelo estúdio. O portfólio ainda inclui participação na animação da série “Hit Monkey”, da Marvel Studios, disponível no Star+, e “Swan Boy”. Recentemente, o estúdio animou mais de 80 minutos da série “Agente Elvis”, da Netflix, episódios da sétima temporada de “Rick and Morty”, disponível na plataforma Max, além de um episódio da série “Hazbin Hotel”, do Prime Video.

 

O Combo também investe em novos talentos para o mercado de trabalho. Com o curso próprio de animação 2D, já formou dezenas de animadores que estão ou passaram pela empresa. Vários seguem carreira em outros países, trabalhando para estúdios reconhecidos em todo o mundo. No curso, o aluno cria a base necessária de conhecimentos em animação 2D, aprende o programa, o rigging e a animação. Segundo Pereira, qualquer pessoa, independentemente do perfil, consegue se identificar com o curso, pois se trata de uma área que é, ao mesmo tempo, muito artística e muito técnica, demandando dedicação aos estudos e à prática.

 

Sobre o Combo Studio
O Combo Studio foi criado no Rio de Janeiro, em 2015, como uma produtora de ilustração e animação 2D e se tornou referência em seu campo de atuação. Comandado pelos sócios Marcelo Pereira e Vitor Campos, transita nas mais diversas mídias, oferecendo serviços em todos os estágios da produção: criação de personagens, roteiro, storyboard, animação, dublagem, sonorização, edição e pós-produção. Também atua na área de animação para web e desenvolvimento de aplicativos e jogos. Com grandes parceiros, como Cartoon Network, Netflix, Disney e Google, produziu grandes sucessos, como Any Malu e Super Drags. Com a sua expertise, também criou o "Curso de Animação e Rig Combo Studio", uma formação exclusiva e 100% on-line, dividida em 19 disciplinas e 61 aulas que, do básico ao avançado, transforma os alunos em verdadeiros animadores.

Comments


NOVIDADES

Evento interativo Disney+ chega ao Iguatemi Campinas