top of page

Documentário brasileiro sobre a guerra Israel x Hamas chega hoje ao Bandplay

"Ainda é 7 de outubro" se passa em Israel e na Cisjordânia e estreia nesta quinta-feira (11), no streaming do Grupo Bandeirantes




Em cena do documentário, os sobreviventes Rafael Zimerman e Rafaela Treistman observam a foto de Ranani Glazer, namorado de Rafaela e amigo de Rafael, assassinado no atentado de 7 de outubro. (Reprodução)

Depois de cobrir a guerra entre Israel e Hamas, em outubro de 2023, para a Band TV e BandNews, a jornalista e escritora Sabrina Abreu voltou ao país, em janeiro, quando foi também à Cisjordânia para captar, entre israelenses e palestinos, as repercussões da escalada do conflito. O resultado é o documentário "Ainda é 7 de outubro", estreou nesta quinta-feira (11/04), no streaming do Grupo Bandeirantes, com roteiro e direção da jornalista. O filme também terá uma sessão gratuita e aberta ao público às 19h no dia 24/04, no MIS, em São Paulo.


Especialistas e personagens dos dois lados foram ouvidos sobre o significado de 7 de outubro, quando o Hamas invadiu Israel e matou 1200 pessoas, a guerra iniciada no mesmo dia na Faixa de Gaza e como esse novo capítulo se insere no histórico de tentativas frustradas de paz e de recorrentes guerras, há 75 anos. Apesar de ter colocado seu nome na lista de jornalistas interessados em entrar em Gaza, a partir de Israel, a documentarista não conseguiu permissão para fazer isso. 


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


"Enquanto fazia a cobertura, no primeiro mês da guerra, senti a necessidade de contextualizar os fatos e de ouvir com mais calma as pessoas atingidas de diferentes formas pela guerra em andamento e pelo conflito de mais de 70 anos. O documentário nasceu dessa inquietação", conta. 

O documentário registrou, pela primeira vez, a volta de dois brasileiros ao bunker onde sobreviveram ao ataque do Hamas: Rafael Zimerman e Rafaela Treistman constituíram os acontecimentos, no Sul de Israel, no espaço onde foi realizado o Nova Festival, invadido pelos terroristas, e no abrigo antiaéreo à beira da estrada, onde os dois conseguiram se salvar, enquanto outro brasileiro, Ranani Glazer, namorado de Rafaela e amigo de Rafael, foi assassinado.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


Na Cisjordânia, Sabrina se encontrou com Fadwa Al Shaer, presidente do Centro de Jerusalém para Mulheres, e, em Jerusalém Oriental, com Mohamad Dajani, especialista em Relações Internacionais. 


"Ainda é 7 de outubro" teve uma prévia de 27 minutos exibida no final de março, na Bandplay. A produção estreou quinta-feira (11), a sua versão completa, de 1h17, gratuitamente no Bandplay, o streaming do Grupo Bandeirantes.


Assista no BandPlay


SERVIÇO

Documentário: "Ainda é 7 de outubro"

Duração: 1h17min 

Estreia: Dia 11, quinta-feira

Gratuitamente na Bandplay: bandplay.com/ainda-e-7-de-outubro

Sessão gratuita e aberta ao público dia 24/04 às 19h no MIS


Direção e roteiro

Sabrina Abreu

Edição

Dinho Lima 

Victor Livi

Mixagem de som

Dinho Lima

Produção

Vivi Ukrainssky

Câmera

Iossi Cohen

Pesquisa

Isabella Buium

Imagens de arquivo

Reuters

Decupagem

Thomas Waiswol

Design

Camila Schmiliver Cukierman

EQUIPE BAND

Arte

Eric Shura

Produção

Léo Valente

Supervisão

André Basbaum


Comments


bottom of page