top of page

Documentário sobre pessoas influenciadoras surdas vai ao ar no GNT

Em celebração ao Dia Nacional do Surdo chega no canal na meia noite desta terça (26)



Às 00h15, do dia 26/09, o GNT exibe o documentário Surdes, uma coprodução entre o canal e a Na Lata Filmes, dirigida por Carol Argamim Gouvêa e Thays Prado. O filme também estará disponível no Globoplay a partir do dia 26/09, Dia Nacional do Surdo. Veja o trailer.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


Surdes acompanha o dia a dia de seis pessoas influenciadoras surdas que usam a internet e a arte para inspirar a comunidade surda a criar estratégias e ocupar espaços em um mundo feito prioritariamente para ouvintes. Tendo Libras (Língua Brasileira de Sinais) como língua principal, o filme traz legendas em português e convida a audiência ouvinte a abrir mão de seus privilégios e mergulhar por 73 minutos no universo das pessoas surdas.

No documentário, Gabriel Isaac (@isflocos), Tainá e Andrei Borges (@Visurdo), Kitana Dreams (@kitanadreams), Catharine Moreira (@cathyfofa) e Leonardo Castilho (@leocastilho) estão prestes a começar um novo projeto criativo. Enquanto nos envolvemos com o desenrolar dos projetos, também mergulhamos em suas experiências individuais em relação à família, gênero, raça e sexualidade. E entendemos como eles e elas se tornaram uma inspiração tanto para a comunidade surda quanto para a ouvinte.




Os personagens são verdadeiros fenômenos nas redes sociais e alcançam centenas de milhares de seguidores com conteúdos muito variados - que vão desde traduções de músicas e presença em shows, a viagens pelo mundo, passando por peças de teatro premiadas e discussões sobre o universo LGBTQIAP+. Navegam o mundo das publis, ganham cada vez mais espaço e são disputados por agências de conteúdo.

Carol Argamim Gouvêa e Thays Prado dirigem o seu primeiro longa-metragem documental. Conscientes de seus privilégios de mulheres cis, brancas e ouvintes, estão comprometidas em usar o audiovisual para lançar luz a temas sociais urgentes e, muitas vezes, invisíveis.