top of page

Filme brasileiro sobre saúde mental no surfe é Seleção Oficial no Bilbao Surf Film Festival

Presence aborda o aspecto espiritual do surfe



Filme brasileiro sobre saúde mental no surfe é Seleção Oficial no Bilbao Surf Film Festival (Foto: Divulgação)

O curta-metragem Presence, das diretoras brasileiras Luiza de Andrade e Bia Vilela - conhecidas no mercado audiovisual pelo nome Figas - integrará a Seleção Oficial do Bilbao Surf Film Festival, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março em Bilbao, no País Basco, Espanha. Além do circuito de filmes, o festival conta com competição de fotos, exposições, palestras e mesas de debate sobre a indústria do surfe e audiovisual. 


“Ficamos muito felizes com a Seleção Oficial no Bilbao Surf Film Festival! A escolha representa não apenas um momento de orgulho para nós, mas também uma oportunidade de impactar positivamente a vida de indivíduos que possam se identificar com a história retratada. Acreditamos que o poder do surfe como ferramenta de superação e transformação pessoal é algo que merece ser compartilhado e celebrado e estamos muito gratas por poder fazer parte disso”, afirma a dupla de diretoras.

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


Presence explora a jornada de Thati Braun, surfista amadora que busca no mar aprendizados para lidar com suas crises de ansiedade. Enquanto muitos brasileiros se apaixonaram pelo surfe assistindo a geração de ídolos no circuito mundial, que ficou conhecida como Brazilian Storm, outros encontraram no surf um estilo de vida e uma conexão espiritual com o mundo que habitamos. 


“O oceano é um grande professor, que nos ensina a respeitar o seu tempo e ritmo. É uma grandiosidade sobre a qual não temos nenhum controle, como muitas situações da vida. Espero que o filme inspire outras pessoas que estão na jornada pelo bem estar a encontrar no surf uma conexão espiritual e uma ferramenta para lidar com dificuldades”, conta Thati. 

Para a diretora Luiza de Andrade, o surf pode ser uma terapia para quem enfrenta a ansiedade, condição que se torna cada vez mais frequente com as jornadas de trabalho contemporâneas. “A ansiedade é uma epidemia silenciosa da contemporaneidade e a Thati já esteve neste lugar. Ver o efeito do surf em seu bem estar foi uma experiência reveladora sobre o potencial deste esporte em nos conectar com a natureza e com nós mesmos. A concentração que o surf exige para ler os sinais do mar proporciona uma disciplina muito íntima, um atalho para a serenidade que precisamos tanto atualmente”, explica a diretora. 


“Nesta altura da vida, já tivemos experiência para entender que a vida é cíclica. Num dia estamos no topo, outro dia estamos no fundo, num azul profundo e incógnito, também conhecido como ansiedade, depressão, melancolia. É importante reconhecer que se trata de apenas uma fase para ter força para voltar para a superfície, respirar e se recuperar para a próxima jornada, a próxima onda. “O novo sempre vem”, isso é o que há de mais bonito no surf e na vida”, disse a diretora Bia Vilela. 

Presence pode ser assistido gratuitamente clicando aqui.



 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

SOBRE A UNTITLED
Untitled é uma produtora audiovisual premiada que tem como seus principais pilares a identidade e a diversidade de pensamento. Criada em 2019 por Karin Nantes e Mário Peixoto, integra o quadro de produtoras do grupo PAPAKI. Com um rol diverso de diretores de alto nível, a Untitled conta com perfis distintos de criação e habilidades. O objetivo é abrir cada vez mais caminhos por onde construir experiências imagéticas e sensoriais com padrão de produção internacional. Untitled é publicidade, conteúdo, arte e hibridismo em toda a sua intensidade.

Comments


NOVIDADES

Evento interativo Disney+ chega ao Iguatemi Campinas