Os desafios e as soluções para o desenvolvimento de jogos para crianças também foram destaques
Por REDAÇÃO
gamescom latam destaca diversidade e inovação no mundo dos games na tarde desta quinta-feira (Foto: Divulgação)
A gamescom latam trouxe, na tarde deste segundo dia de evento, uma programação diversificada, que abordou desde o impacto social dos games até as estratégias para expansão global, proporcionando um ambiente rico em conhecimento e networking.
Diversos painéis e discussões trataram de temas novos e fundamentais para a indústria de jogos. No palco gamescom latam journey, o Projeto Brazil Games, um programa de exportação e internacionalização da Abragames em parceria com a ApexBrasil, foi o foco principal. O talk contou com a participação de Eros Ramos, da ApexBrasil; Eliana Russi, da Brazil Games Association; Luiza Guerreiro, do Plot Kids; Thiago de Freitas, da Kokku e Juliana Brito, da Indie Hero.
Durante a conversa, os participantes discutiram como o público pode se envolver no projeto, os resultados alcançados pelas empresas e estúdios participantes, e as expectativas para 2025 e 2026, com o objetivo de levar a excelência dos games brasileiros para o mercado global. Eros Ramos, da ApexBrasil, afirmou: “Esse é um projeto conjunto que tem novidades e inovações todos os anos. É uma oportunidade que trazemos para empresas de todos os tamanhos, e por naturalidade, o retorno e os resultados são maravilhosos”.
Logo após, Lisa Pak, da UNEP - Playing for the Planet, iniciou o painel “Jogar e cuidar do planeta: conheça o Playing for the Planet” e falou sobre sua jornada em ações climáticas e como os jogos podem ser uma ferramenta poderosa para a proteção ambiental. A especialista esclareceu que a mudança climática é o maior desafio global atual e discutiu como os jogos podem auxiliar nessa causa.
“Minha jornada para auxiliar o planeta iniciou na pandemia, quando tivemos que comunicar sobre a saúde e cuidados diários. A iniciativa Playing for the Planet tem acesso a recursos relevantes promovidos pelas Nações Unidas para ajudar os membros a elevarem seus patamares na iniciativa climática”, declarou. No final do talk, a líder de operações abriu espaço para perguntas da plateia sobre como os games podem contribuir para a conservação ambiental, destacando ações práticas e acessíveis.
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Crianças, Telas e Jogos: Desafios e Soluções
No palco gamescom latam quest, desenvolvedores de jogos e especialistas discutiram o impacto do consumo de telas nas crianças e apresentaram melhores práticas para o desenvolvimento ético de jogos digitais. A mesa enfatizou a importância de criar jogos que sejam divertidos, saudáveis e educativos, equilibrando entretenimento e bem-estar. A necessidade de minimizar os efeitos negativos do tempo de tela foi um ponto central, destacando a importância de oferecer um entretenimento que promova o bem-estar das crianças.
Brasil: Políticas Públicas para Fortalecer o Ecossistema de Games
No palco gamescom latam journey, grandes nomes da indústria de desenvolvimento de games no Brasil discutiram o crescimento expressivo do setor nos últimos anos. Entre os palestrantes estavam André Queiroz, da ApexBrasil; Christiano Braga, da EMBRATUR (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo); Guilherme Fitzgibbon, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; Paulo Alcoforado, da Agência Nacional do Cinema – ANCINE; e Rodrigo Terra, da ÁRVORE Experiências Imersivas. O público teve a oportunidade de conhecer em profundidade como o Governo Brasileiro está fortalecendo o ecossistema nacional dos jogos.
De acordo com Christiano Braga, da EMBRATUR: "Aprovar o marco legal dos games não é o mais difícil, o desafio é lidar com a ideia de promoção do mercado brasileiro para o exterior e fazer com que o turista crie interesse em visitar o Brasil, de acordo com o que ele tem de acesso ao segmento audiovisual brasileiro." Durante o talk, os palestrantes trocaram ideias e apresentaram diferentes iniciativas do Brasil para tornar o universo dos games um ecossistema saudável e próspero. As personalidades ainda abriram espaço para perguntas do público, que participaram ativamente no momento final da palestra.
A gamescom latam, que acontece até domingo (30), vai trazer o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.
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Sobre a gamescom latam
A gamescom, o maior evento do mundo de computadores e videogames e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, chegou também na América Latina. Em 2024, a gamescom latam acontece em São Paulo, Brasil, de 26 a 30 de junho. A gamescom latam BIG Festival, maior festival de games da América Latina, acontecerá no evento. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e licenciado pela game.
Sobre a game – Associação Alemã da Indústria de Jogos
Somos a associação da indústria alemã de jogos. Nossos membros representam todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e editores até organizadores de eventos esportivos, instituições educacionais e outras entidades relacionadas. Somos coorganizadores da gamescom, o maior evento de jogos de computador e videogames do mundo. Somos acionistas do Órgão de Autorregulação de Software de Entretenimento (USK), da Fundação para a Cultura de Jogos Digitais, da fundação de jogadores de esports, da devcom e da sociedade de gestão coletiva VHG, bem como coanfitriões do German Computer Game Awards. Servindo como ponto central de contato para a mídia, bem como para instituições políticas e sociais, oferecemos conhecimento abrangente em áreas que incluem desenvolvimento de mercado, cultura de jogos e alfabetização midiática, e respondemos a quaisquer dúvidas ou preocupações. Juntos estamos fazendo da Alemanha o coração dos jogos em todo o mundo. Com os jogos, enriquecemos a vida de todas as pessoas.
Sobre a Koelnmesse Brasil
A Koelnmesse Brasil é subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Sediada na área de feiras em Colónia, Alemanha, a gamescom é o maior evento mundial de jogos de computador e vídeo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A gamescom reúne jogadores apaixonados, visitantes B2B e expositores de todo o mundo com uma abordagem altamente eficaz – pessoalmente no local e digitalmente de qualquer lugar do mundo. Isso faz da gamescom o principal evento de jogos B2C, B2B e B2G. Além do evento em sua sede em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacionalmente: em Cingapura, a gamescom asia fornece uma poderosa plataforma adicional da indústria para o mercado em rápido crescimento de jogos da Ásia-Pacífico, combinando de forma abrangente oferta e demanda.
Sobre a Omelete Company
Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, Game XP, gamescom latam, Gaules, Baiano e Chippu.
Serviço:Evento: gamescom latam
Local: São Paulo Expo
Datas: 26, 27,28, 29 e 30
Horários:Quarta: 14h às 20h
Quinta-Feira: 9h30 às 20h
Sexta-Feira: 9h30 às 20h
Sábado: 11h às 21h
Domingo: 11h às 20h
PRÓXIMOS EVENTOS:
devcom, Cologne, 19-20 de agosto de 2024
gamescom, Cologne, Germany, 21 – 25 de agosto de 2024
gamescom asia, Singapore, 17 – 20 de outubro de 2024
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