top of page

gamescom latam: publishers revivem nostalgia e deixam fãs entusiasmados na tarde do terceiro dia

Os cosplays também foram destaque nesta sexta-feira


Por REDAÇÃO

gamescom latam: publishers revivem nostalgia e deixam fãs entusiasmados na tarde do terceiro dia(Foto: Divulgação)

A tarde do terceiro dia de gamescom latam continuou a oferecer painéis ricos em conteúdo e discussões focadas em impacto social, inovações tecnológicas, estratégias de negócios e oportunidades no setor de games. Entre os destaques, a volta da TecToy ao mercado de games, os segredos do design de quests da CD PROJEKT RED, cosplays, investimentos estratégicos em games e o potencial de desenvolvimento de jogos no Ceará.


No painel "A Volta da TecToy para o Mercado de Games," a equipe responsável pelo Projeto Zeenix compartilhou a trajetória e o planejamento do projeto. Após o anúncio inicial no TecToy Showcase, Eddy Antonini, Lorainne Damasceno, Pedro Caxa, e Rodrigo Pelegrini, representantes da marca, trouxeram mais detalhes sobre a participação da TecToy na gamescom latam. Eddy, head de produtos, agradeceu a oportunidade de apresentar as novidades, afirmando: “Até agora eu não encontrei um jogo que não roda no Zeenix”. A equipe destacou o interesse da TecToy em criar ações de impacto positivo para a comunidade e convidou o público a colaborar com sugestões de melhorias. O painel foi seguido por uma sessão de perguntas, encerrando com aplausos entusiasmados do público presente.


No mesmo palco, Pawel Sasko, Gamer Director da CD PROJEKT RED, apresentou uma visão abrangente dos pilares de design e metodologias utilizadas para produzir missões de alta qualidade para RPGs AAA. Baseando-se em exemplos de Cyberpunk 2077, Phantom Liberty e The Witcher 3: Wild Hunt, Pawel compartilhou os “mandamentos de quest design” e o pipeline narrativo usado na empresa. “Desde o diretor até os juniores precisam estar alinhados para juntos tomarmos as decisões sobre o jogo, só então surge a identidade da quest”, afirmou Sasko. Ele destacou a importância da cooperação entre departamentos e o processo injterativo necessário para alcançar uma alta qualidade nas missões.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Na sequência, Michael Cerqueira, Diretor de investimento e novos negócios da SPNegocios, e Cassio Chrispim, chefe de negócios da Future Labs, discutiram oportunidades de investimentos e estratégias de negócios em games. Eles apresentaram caminhos possíveis para desenvolvedores que querem transformar suas ideias em realidade através de investimentos e recursos adicionais, como suporte jurídico, empresarial e gestacional. Cassio afirmou que, apesar do processo de escolha dos projetos ser demorado devido à incerteza de retorno, o Brasil tem vantagens competitivas significativas: “mão de obra capacitada, arbitragem cambial e endereço global”. Ele destacou que os jogos brasileiros estão alcançando um nível que permite competir com produções internacionais.


Seguindo a linha, Arison Uchôa, coordenador da ASCENDE, e Ruan Lessa, analista do SEBRAE/CE, discutiram as oportunidades no setor de games no Ceará. Eles destacaram as vantagens competitivas do estado e seu ecossistema integrado, com iniciativas públicas que impulsionam a indústria de jogos. Através do Plano Setorial da Indústria de Jogos do Ceará, entidades estaduais estão moldando o futuro do setor com diversas iniciativas que promovem o crescimento do ecossistema de games. Ruan Lessa Rodrigues destacou a importância do apoio empresarial para os desenvolvedores: “Os desenvolvedores da área de jogos são muito bem-preparados, mas a parte de negócios é um desafio para esses profissionais. Por isso é importante poder contar com entidades que oferecem esse apoio”.


Cosplayers 

A gamescom latam trouxe também o gamescom latam cosplay lounge sponsored by essence cosmetics, uma área inédita dedicada aos cosplayers. O espaço oferece suporte para maquiagem, perucas e cabelos, garantindo que todos possam manter seus visuais impecáveis durante todo o dia.

O evento, que acontece até domingo (30), vai trazer o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


Sobre a gamescom latam

A gamescom, o maior evento do mundo de computadores e videogames e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, chegou também na América Latina. Em 2024, a gamescom latam acontece em São Paulo, Brasil, de 26 a 30 de junho. A gamescom latam BIG Festival, maior festival de games da América Latina, acontecerá no evento. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e licenciado pela game.


Sobre a game – Associação Alemã da Indústria de Jogos

Somos a associação da indústria alemã de jogos. Nossos membros representam todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e editores até organizadores de eventos esportivos, instituições educacionais e outras entidades relacionadas. Somos coorganizadores da gamescom, o maior evento de jogos de computador e videogames do mundo. Somos acionistas do Órgão de Autorregulação de Software de Entretenimento (USK), da Fundação para a Cultura de Jogos Digitais, da fundação de jogadores de esports, da devcom e da sociedade de gestão coletiva VHG, bem como coanfitriões do German Computer Game Awards. Servindo como ponto central de contato para a mídia, bem como para instituições políticas e sociais, oferecemos conhecimento abrangente em áreas que incluem desenvolvimento de mercado, cultura de jogos e alfabetização midiática, e respondemos a quaisquer dúvidas ou preocupações. Juntos estamos fazendo da Alemanha o coração dos jogos em todo o mundo. Com os jogos, enriquecemos a vida de todas as pessoas. 


Sobre a Koelnmesse Brasil

A Koelnmesse Brasil é subsidiária da Koelnmesse GmbH, líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Sediada na área de feiras em Colónia, Alemanha, a gamescom é o maior evento mundial de jogos de computador e vídeo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A gamescom reúne jogadores apaixonados, visitantes B2B e expositores de todo o mundo com uma abordagem altamente eficaz – pessoalmente no local e digitalmente de qualquer lugar do mundo. Isso faz da gamescom o principal evento de jogos B2C, B2B e B2G. Além do evento em sua sede em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacionalmente: em Cingapura, a gamescom asia fornece uma poderosa plataforma adicional da indústria para o mercado em rápido crescimento de jogos da Ásia-Pacífico, combinando de forma abrangente oferta e demanda.


Sobre a Omelete Company

Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, Game XP, gamescom latam, Gaules, Baiano e Chippu.


Serviço:Evento: gamescom latam

Local: São Paulo Expo

Datas: 26, 27,28, 29 e 30

Horários:Quarta: 14h às 20h

Quinta-Feira: 9h30 às 20h

Sexta-Feira: 9h30 às 20h

Sábado: 11h às 21h

Domingo: 11h às 20h

 

PRÓXIMOS EVENTOS:

devcom, Cologne, 19-20 de agosto de 2024

gamescom, Cologne, Germany, 21 – 25 de agosto de 2024

gamescom asia, Singapore, 17 – 20 de outubro de 2024 

Comentários


NOVIDADES

Evento interativo Disney+ chega ao Iguatemi Campinas