top of page

‘Harry Potter: Celebrando Hogwarts’: Parque Dom Pedro recebe pessoas com alteração sensorial

Empreendimento abriu as portas mais cedo para grupo de convidados neurodiversos aproveitar a atração




‘Harry Potter: Celebrando Hogwarts’: Parque Dom Pedro recebe pessoas com alteração sensorial (Foto: Divulgação)

Pensando em melhorar a experiência de pessoas com neurodivergências oferecendo um ambiente mais tranquilo e acolhedor, o Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS – a maior e mais inovadora plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina –, realizou, na última quarta-feira (7), uma sessão especial para pessoas com sensibilidades sensoriais na atração “Harry Potter: Celebrando Hogwarts”.

 

Cerca de 40 convidados do time Ponte Preta S21 Futsal Down e da clínica e escola Inclusione estiveram no empreendimento às 9h, uma hora antes de seu horário de abertura, para curtir o espaço com menos barulho e agitação.

 

“Em dezembro, realizamos um evento inclusivo de Natal e muitos dos convidados, por suas especificidades, tiveram a primeira experiência de interagir com um ato público. Percebemos a importância de oferecer esses momentos para quem apresenta dificuldade em frequentar nosso espaço no dia a dia e abrimos nossas portas para eles novamente, proporcionando lazer, felicidade e muitas memórias”, explica Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro.

 

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



 

Raquel Ortega, terapeuta ocupacional, idealizadora e diretora da Inclusione, ficou encantada com a reação de seus alunos na atração. “Eu nunca tinha visto um filme tão de perto”, relata Gustavo Martins, TEA de 18 anos, atendido pela Inclusione. Já o Guilherme Fazion, que também tem o TEA e tem 18 anos, achou “uma ótima ideia” o ambiente da capa da invisibilidade. “Tem um celular que filma e projeta o tecido invisível”. A terapeuta ocupacional conta que explicou para ele como funciona o chroma key, tecido verde utilizado para efeitos especiais em filmagens. “No momento, ele acreditava que era alguma tecnologia recente e, com a minha explicação e a experiência, aprendeu uma coisa nova”, conta Raquel.

 

A alteração sensorial é muito conhecida no TEA (transtorno do espectro autista), mas pode afetar qualquer pessoa e está presente em diversos transtornos do neurodesenvolvimento. Essa sensibilidade aos estímulos pode atingir qualquer um dos cinco sentidos, causando dificuldade para se frequentar locais com barulho, luzes, movimentos ou cheiros diferentes. A exposição a esses ambientes pode ser um gatilho para uma crise. “De 40% a 50% das pessoas com autismo são diagnosticadas com sensibilidade sensorial e esse é um número muito significativo”, explica a diretora do colégio.

 

No Brasil, cerca de 6 milhões de brasileiros estão no espectro. É possível identificar esse dado seguindo a proporção divulgada pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), nos Estados Unidos, de que 1 a cada 36 crianças aos 8 anos é diagnosticada com TEA.

 

O Parque Dom Pedro já conta com outras ações inclusivas, como o empréstimo de abafadores de ruídos e a Sessão Azul, na qual o cinema é adaptado para permitir esse momento de lazer a pessoas com sensibilidade sensorial. “Para nós, é muito importante que o movimento de inclusão e diversidade seja um facilitador para as pessoas com transtornos neurológicos e deficiências. Sempre que identificamos uma ação que trará facilidades para essas pessoas e suas famílias, adequamos nosso espaço para isso”, relata Taís.

 

O shopping também possui vagas de estacionamento, em todas as entradas, para pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), deficientes e idosos, e realiza empréstimo gratuito de cadeiras de rodas e scooters para pessoas com mobilidade reduzida.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



 

“Harry Potter: Celebrando Hogwarts”

“Harry Potter: Celebrando Hogwarts” já recebeu milhares de visitantes, que exploraram as instalações temáticas instagramáveis inspiradas em cenas icônicas da famosa série de filmes. O espaço ficará no shopping até 18 de fevereiro (domingo), com visitação gratuita de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

 

Uma das atrações mais divertidas é o Campo de Quadribol, onde o visitante pode colocar em prática toda sua habilidade no jogo de maior sucesso do Mundo Bruxo. Continuando a viagem mágica por Hogwarts, é possível evocar Feitiços Patronos próprios na Floresta Proibida, tirar fotos com a misteriosa Capa da Invisibilidade na Sala Comunal e resolver quebra-cabeças para acender o caldeirão na Aula de Poções.

 

Sobre o Parque Dom Pedro

Inaugurado em 2002, o Parque Dom Pedro é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da Região Metropolitana de Campinas, possibilitando novas vivências e descobertas a cada visita. Com um espaço moderno, versátil e inclusivo com 126,5 mil m² de ABL (área bruta locável), possui mais de 400 opções aos clientes, entre lojas, lojas âncora, megalojas e restaurantes, oferecendo jornadas de experiência memoráveis para o público. Possui, ainda, 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento.

 

Sobre a ALLOS

Somos a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 62 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU.

43 visualizações

Σχόλια


bottom of page