top of page

Mostra de Cinema Chinês começa na próxima semana em Campinas

A programação gratuita é on-line e presencial, que inicia na segunda (18) com grandes mestres do cinema Chinês



A Mostra de Cinema Chinês apresenta dois recortes diferentes da produção cinematográfica do país, com 13 filmes longas-metragens de grandes mestres do cinema chinês, muitos deles ainda pouco vistos aqui. A programação gratuita e híbrida, vem dividida em mostra on-line e presencial, que acontece em Campinas, de 18 a 29 de setembro, na Sala Umuarama do Instituto CPFL, sempre às 19h. As sessões presenciais contam com janela de libras, para maior acessibilidade aos filmes. A Mostra tem patrocínio da CPFL Energia e é realizada pela Brazucah Produções, em parceria com o Instituto CPFL e Instituto Confúcio.


Já a mostra on-line tem acesso livre, disponível até o 31 de outubro. A Mostra de Cinema Chinês é anual e faz parte da 7ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China, promovida pelo Instituto CPFL durante o mês de setembro, em que é comemorada a cultura Chinesa no Brasil.


A curadoria selecionou obras clássicas e contemporâneas, uma oportunidade de acesso a produções pouco disponíveis e de longas-metragens que ainda não tinham tradução no Brasil. Além de oferecer acessibilidade para todo país, com filmes que poderão ser vistos on-line, inclusive em regiões onde não há salas de cinema.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Mostra on-line

A programação em ambiente on-line exibe um resgate histórico, com cinco obras clássicas e icônicas dos primórdios da cinematografia chinesa.


Celebrando o aniversário de 100 anos do cineasta Xie Jin - considerado um dos maiores cineastas e diretores da história do cinema chinês, duas de suas obras iniciais serão, pela primeira vez, traduzidas para o português: “Jogadora de Basquete nº 5”, filme que lhe deu projeção nacional e “Grande Li, Pequeno Li e Velho Li”, comédia reverenciada pelos chineses até os dias atuais.


Outros três clássicos da 1ª e 2ª geração do cinema chinês, também pela primeira vez legendados para a língua portuguesa, completam a programação: o épico “A Longa Estrada”, de Sun Yu, a comédia genial “Viva a Senhora!”, de Sang Hu, e o pioneiro do terror Chinês “Sons na Meia-noite”, de Ma-Xu Weibang.


Os filmes que compõem a programação on-line estarão disponíveis em www.mostradecinemachines.com.br. A Mostra on-line tem acesso livre e proporciona alcance nacional ao público interessado.


Mostra em Campinas

A Mostra presencial acontece no Instituto CPFL, na Sala Umuarama. Nela, a programação traz outro ponto de vista do cinema Chinês, exibindo oito filmes da chamada 5ª geração de cineastas, do final dos anos 90 e meados de 2000, alguns destes já conhecidos e renomados. Obras que merecem serem vistas ou revistas sob uma nova perspectiva.


Destaque para o “Herói”, “Clã Das Adagas Voadoras” e “Nenhum a Menos”, de Zhang Yimou - talvez o cineasta chinês mais conhecido da última década. Também as obras-primas “Sons da Alma”, de Chen Kaige e “Carteiro nas Montanhas”, de Hou Jianqi. Além do premiado “Minha doce amarga Taiwan”, de Zheng Dongtian, “Meu 1919”, de Huang Jianzhong e “A ferrovia nas nuvens”, de Feng Xiaoning, sobre a desafiadora construção da ferrovia que liga Pequim ao Tibet.


A programação completa pode ser consultada pelo público também pelo site e todos os filmes nas sessões presenciais terão intérprete em libras.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Curadoria

A curadoria da Mostra de Cinema Chinês é assinada por Alê Amazônia e Lucas Chen, dois brasileiros da área cultural com forte relação com a cultura chinesa.


Alê é produtor cultural, músico e escritor, morou na China por 8 anos onde atuou especialmente na música e cinema. Também é responsável por um projeto de intercâmbio cultural entre Brasil e China, focado em residências artísticas e co-produções entre artistas brasileiros e chineses.


Lucas Chen é conselheiro do Centro Popular de Cultura da União Municipal de Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), coordenador da Mostra de Cinema Chinês em São Paulo - Chinaflix e do Podcast Chinacast.


A Mostra de Cinema Chinês é viabilizada por meio do ProAC, com patrocínio da CPFL Energia, em parceria com o Instituto CPFL e apoio do Instituto Confúcio, realização Brazucah Produções, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.


Serviço

Mostra de Cinema Chinês

Local: Sala Umuarama, no Instituto CPFL

Data: 18 a 29 de setembro de 2023

Horário: 19h

Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas

Telefone: (19) 3756-8000

Capacidade: 139 lugares, sendo 42 lugares para cadeirantes e 2 assentos adequados para pessoas obesas

Acessibilidade: sessões presenciais com janela de libras

Ingressos: gratuitos (distribuição de senhas no local 1 hora antes de cada sessão)


Mostra de Cinema Chinês On-line

Data: 1º de setembro a 31 de outubro

Acesso livre e gratuito

11 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page