top of page

Musical infantil com canções de Dorival Caymmi em cartaz com entrada gratuita em São Paulo

O espetáculo infantil “A Princesa e o Mar” com canções praianas de Dorival Caymmi, está em cartaz aos sábados e domingos, às 16h, no Teatro Paulo Eirós, em São Paulo, com entrada gratuita.



"A Princesa e o Mar" é resultado de uma parceria entre Jonathan Faria e Helena Ritto que começou no programa Quintal da Cultura, na TV Cultura, no qual interpretam os personagens Osório e Doroteia. A identificação da linguagem teatral e projetos de contação de histórias os levaram a realizar, juntos, diversos projetos artísticos e culturais. O musical surgiu de um destes projetos de contação de histórias que, agora, se tornou um espetáculo teatral.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



 

A peça é original e musicada, escrita por Fábio Brandi Torres e Helena Ritto, livremente inspirada nas canções praieiras de Dorival Caymmi, e conta a história fictícia de um castelo construído à beira de uma praia onde não existia areia, somente pedras e cascalhos. Neste reino vivem o Rei João Valentão, seu fiel escudeiro braço direito, seu Bobo da Côrte, alguns Súditos/Músicos e sua filha, a Princesa Morena Rosa. Princesa esta que foi mais valente que o mais corajoso cavaleiro de qualquer conto de fadas: uma moça frágil em sua aparência, mas que em nome do seu amor pelo vasto e inconstante mar teve coragem de enfrentar a todos negando a se casar com o príncipe a quem fora prometida. Por sua desobediência, a princesa é presa num lugar temido por todos – as "três torres" do castelo. E para sair de lá, a princesa, com a ajuda do vento, transforma-se em areia e é levada para junto do mar formando, assim, a primeira praia de areia daquele lugar.

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



 


Mas, espera! Seria esta apenas uma história de pescador? O espetáculo metaforiza a importância de sonhar e acreditar na realização dos sonhos, por mais impossíveis e instáveis que possam parecer em nossas vidas. Para colocar todo este universo no palco, recursos de teatro de sombras e bonecos manipulados multiplicam as personagens; a cenografia recorre a elementos que, auxiliados pela luz cênica, irão inundar a cena e trazer a sensação líquida, instável e horizontal do mar, em contraposição com a torre, sólida e vertical, na qual a princesa será "aprisionada"; a trilha sonora é composta de canções de Dorival Caymmi, com foco especial nas chamadas canções praieiras, cantadas e tocadas pelos artistas em cena.

O projeto "A Princesa e o Mar" foi contemplado pela 16a Edição do Prêmio Zé Renato, Secretaria Municipal de Cultura.


Ficha técnica:

Dramaturgia: Helena Ritto e Fábio Brandi Torres

Elenco: Helena Ritto, Jonathan Faria e Leandro Goulart

Músicos: Clara Kok e Renato Murakami

Direção Geral: Fábio Brandi Torres

Direção Musical: Leandro Goulart

Direção de Corpo: Mafalda Pequenino

Cenário, Figurinos e Adereços: Kleber Montanheiro

Bonequeiro: Sandro Gattone

Bonecas: Helena Ritto

Visagismo: Jonathan Faria

Intérprete de Libras: Sabrina Caires

Design de Som: Leandro Goulart

Projeto Gráfico: Guilherme Rex

Registro Fotográfico: Massashi Saito

Registro Videográfico: Halei Rembrandt

Produção Executiva: Willian Gibson

Direção de Produção: Jonathan Faria

Assistente de Produção: Elisa Soveral

Realização: NAIPE TEATRAL E 16º PRÊMIO ZÉ RENATO, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

Serviço:

“A Princesa e o Mar”

Temporada até 13 de agosto de 2023

Sábados e domingos, às 16h

Teatro Paulo Eiró - Avenida Adolfo Pinheiro, 765. Santo Amaro. São Paulo

Ingressos: Gratuitos

Duração: 60 min.

Classificação: livre

Instagram: @aprincesaeomar

Comments


NOVIDADES

Evento interativo Disney+ chega ao Iguatemi Campinas