top of page

Ninguém estava preparado para Guto, nem Pedro Goifman

Pedro Goifman se despede de personagem que virou símbolo e emociona até Fábio Assunção na novela das 18h


Publicado por LIPE JUSTINO

Créditos: Foto Reprodução / Pedro Goifman - CAPRICHO

A reta final de Garota do Momento, sucesso das 18h na TV Globo, marca a despedida de um dos personagens mais queridos da trama: Guto, interpretado por Pedro Goifman. O ator, que estreou em papel fixo na televisão com o personagem, celebra a repercussão nas redes, os aprendizados pessoais e a transformação artística vivida ao longo da novela.

“Foi uma experiência extremamente radical, de transformação em todos os âmbitos da minha vida. Pessoal, espiritual, profissional”, afirma Pedro Goifman. “Desenvolvi um contato com o divino que eu não tinha. Me sinto um ator mais maduro.”

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE


Guto, jovem gay doce, sensível e cheio de camadas, emocionou o público ao enfrentar o preconceito, descobrir-se e viver um romance cheio de altos e baixos. Nas redes, o personagem virou símbolo de representatividade:

“Recebo mensagens de pessoas que dizem ter tido coragem de se assumir por causa do Guto. Ou mães que mudaram a forma de pensar sobre a homossexualidade. Isso me toca muito.”

O impacto foi tão grande que chegou aos bastidores. Em uma cena intensa de violência homofóbica, Fábio Assunção se aproximou de Pedro e disparou:

Biscoito fino a sua atuação.

O ator também destacou o impacto técnico da experiência:

“Foram mais de 20 cenas em um único dia, às vezes. O ritmo de novela me transformou num ator mais presente, com mais ferramentas.”

Entre os desafios enfrentados, ele cita o aprendizado de dança ("meu fracasso foi divertido", brinca), o trabalho com sotaque carioca e a mudança para o Rio de Janeiro, onde viveu durante o ano de gravações. As cenas com o núcleo jovem da novela ajudaram a aliviar a carga emocional:

“Fomos para Petrópolis, jogamos, nadamos na cachoeira, comemos bem… quase um ritual de despedida.”

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



O sucesso da trama impulsionou a carreira de Pedro, que agora recebe novos convites — mas sem esquecer suas raízes no cinema e no teatro. Ele já gravou dois longas: Eclipse, de Djin Sganzerla, e Não Estou Aqui, dirigido por Cristiano Burlan. Também dirige o curta Adrenalina, atualmente em pós-produção. Na TV, já está confirmado na série Tarã, do Disney+, ao lado de Xuxa e Angélica, prevista para 2025.


Com os olhos no futuro, Pedro compartilha sua vontade de viver outros tipos de papéis:

“Tenho muita vontade de fazer uma cinebiografia. Deve ser muito estimulante viver alguém que existiu.”

Mesmo diferente de Guto, Pedro reconhece os ensinamentos que o personagem trouxe:

“Aprendi a olhar com mais doçura. Às vezes é necessário ser ingênuo, se jogar, ser otimista… Ainda não consigo como ele, mas aprendi isso com ele.”

Comments


LEIA TAMBÉM

bottom of page