top of page

Terminam as filmagens de ‘Overman’, longa baseado na HQ homônima da cartunista Laerte Coutinho

Filme é protagonizado pelo ator Caco Ciocler, que dá vida ao super-herói nas telonas



Após cinco semanas, as filmagens do longa-metragem “Overman” se encerram nesta semana no Rio, com a direção de Tomás Portella (“Impuros”, “Lá Situación” e “Operações Especiais”) e produção de Iafa Britz, da Migdal Filmes. O longa é uma adaptação cinematográfica da HQ homônima de sucesso da cartunista Laerte Coutinho.


O ator Caco Ciocler interpreta o super-herói brasileiro que, no filme, está desempregado, com o emocional abalado e sem perspectiva para o futuro. A realidade dele muda quando recebe um convite do Governador (Otávio Muller) para trabalhar na Secretaria de Segurança Pública. Para conferir um resumo das filmagens, assista o making of:



Overman, um super-herói brasileiro, busca desesperadamente encontrar um propósito em meio à realidade estressante da burocracia, dívidas e crises existenciais. Quando lhe é oferecido um emprego na Secretaria de Segurança Pública pelo Governador, ele vê uma oportunidade de reerguer-se, mas logo descobre que as coisas são mais complicadas do que parecem. Ao trabalhar ao lado de Pâmela, sua fiel parceira, que começa a ganhar reconhecimento igual ao dele, Overman confronta sua masculinidade tóxica e descobre segredos obscuros envolvendo o Governador. Agora, ele precisa confrontar seus demônios internos e um inimigo antigo para evitar que a cidade caia no caos irreversível. Seu objetivo final é conseguir farrear com tranquilidade nas noites de sexta-feira.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


O que o nosso herói não esperava é que, além de confrontar vilões, ainda teria o desafio de dividir os holofotes com Pâmela, a Mulher Cachorro (Karina Ramil), que conquista o carinho do público e da imprensa a cada vitória. Acostumado a ser o centro das atenções, ele se sente ameaçado com a colega de trabalho.


Além de Caco Ciocler, Otávio Muller e Karina Ramil, Victor Lamoglia, Raphael Logam, Maria Lucas, Marina Provenzzano, Caio Riscado, Isabele Riccart e Saulo Arcoverde fazem parte do elenco.

A nova produção nacional conta com a bênção da Laerte e o diretor Tomás Portella revela como é estar à frente do projeto:


“Eu sou muito fã da Laerte e do nível de questionamento, de anarquia e do humor sofisticado que ela tem. Agora estamos lutando para fazer jus ao trabalho dela e tentar fazer um longa à altura dessa cartunista maravilhosa. Ela traduz o nosso país de uma forma muito irônica, ácida e inteligente”.

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Não foi fácil encontrar o ator que traduzisse exatamente o que o Overman significa. Caco Ciocler explica como foi o processo: “Eu estive em uma pré-estreia de um filme que o Tomás estava lançando e, naquele momento, eu estava gravando uma série de época. Estava com um visual com costeletas grandes, bem semelhante ao do Wolverine. Quando a Iafa [produtora] me olhou, eu percebi que ela ficou meio tensa. Recentemente, eu fiquei sabendo que, naquele instante, ela ficou empolgada com a ideia de me ver na pele do personagem e disse: ‘É o Caco, é o Caco’. O Portella achou a possibilidade inusitada, mas interessante. Em seguida, ele quis ter um encontro comigo para entender se eu era over o suficiente para entrar no personagem (risos)”.

Criado pela quadrinista Laerte Coutinho em 1998, Overman ficou popularmente conhecido pelas tirinhas publicadas no jornal Folha de São Paulo. A artista paulistana considera que Overman não conhece os próprios limites, chegando até mesmo a ser “over”, por isso, o nome Overman. A construção da narrativa parte de uma sátira sobre o universo dos super-heróis e do egocentrismo e vaidade latentes nesses personagens que se escondem por trás de uma fantasia e uma máscara, itens que Overman nunca tira.

“Overman” é uma produção da Migdal Filmes em coprodução com a Star Original Productions, FSA e RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, e distribuição da Star Distribution.

7 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page