top of page

The Noite de terça (7) e quarta-feira (8) serão especiais em prol do Rio Grande do Sul

Danilo Gentili conversa com jornalistas, autoridades, voluntários e cidadãos impactados pela maior enchente da história do estado. Durante os dois programas, QR Code do PIX do SOS Rio Grande do Sul estará na tela para doações



The Noite de terça (7) e quarta-feira (8) serão especiais em prol do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução)

As duas próximas edições do The Noite, nesta terça (7) e quarta-feira (8), serão dedicadas ao Rio Grande do Sul. O estado está enfrentando a maior enchente da sua história, com cidades ilhadas, pessoas desabrigadas e um cenário comovente. Falta água, luz, comida, agasalhos, assistência... A única coisa que sobre mesmo é esperança e união.

 

Por isso, o The Noite reúne jornalistas, autoridades, voluntários e cidadãos que estão fazendo o que podem para ajudar. Enquanto Danilo Gentili conversa com os entrevistados, os telespectadores também podem fazer a sua contribuição, através de um QR Code com o PIX do SOS Rio Grande do Sul.


Além do valor em dinheiro, as pessoas também podem doar outros objetos, como colchões, travesseiros, toalhas, roupa de cama, água potável, fraldas infantis e geriátricas, ração animal, cestas básicas fechadas e materiais de higiene, todos itens bastante solicitados. As agências dos Correios estão recebendo doações.

 

Para explicar o que está acontecendo, o jornalista André Haar, do SBT Rio Grande do Sul, dá um panorama do que tem acontecido na região devido ao fenômeno climático e o cenário de destruição que encontrou nas ruas.

 

“O cenário é de destruição. Eu andando de barco ontem, em São Leopoldo, e vendo equipamentos de academia na rua, carros boiando... As pessoas não tiveram muito tempo, porque a água subiu rapidamente de madrugada. O cenário, de fato, é assustador. Falo de São Leopoldo, mas isso aconteceu em mais de 300 das quase 500 cidades do Rio Grande do Sul. Temos 80% das cidades atingidas e indiretamente todas”, afirma.

 
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE


 

The Noite de terça (7) e quarta-feira (8) serão especiais em prol do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução)

Quem também participa do The Noite é o Coronel Henguel, Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, que saiu de São Paulo para ajudar a população do Sul e fala como pode um pode ajudar. “Nosso povo é voluntarioso, então sabemos bem que quando acontecem grandes tragédias, o pessoal quer ajudar, mas tem que entrar dentro do sistema de emergência da defesa civil estadual ou do corpo de bombeiros”.

 

“Agora, infelizmente, como toda grande tragédia, surgem os oportunistas de plantão. Aqueles crimes que são oriundos de tragédia, o pessoal acaba querendo desviar dinheiro. Estamos tendo também casos de saque. Tem pessoas passando com barco saqueando a casa das pessoas”, alerta.

 

Danilo Gentili conversa ainda com os comediantes gaúchos Xanda Dias e Badin, que estão no estúdio do SBT, além de Índio Behn e Guri de Uruguaiana, por vídeo chamada, direto do Rio Grande do Sul.

 

Cada um relata o cenário de devastação de onde eles ou seus familiares estão. “Meu pai e meu irmão moram em locais altos em Porto Alegre e não foram afetados, mas os meus tios, moram em Mathias Velho, um dos bairros que está totalmente submerso. Eles saíram de casa com a roupa do corpo. Tiveram que ser resgatados com a roupa do corpo”, conta Xanda.

 

Índio Behn mora em Cachoeirinha e também viu a região em que mora ser muito afetada pelas chuvas. “Minha casa deve ter umas 15 ou 20 pessoas, porque fica em uma parte mais alta do bairro. A maior parte da minha família está desabrigada, sem luz, então veio para cá. O bairro está devastado, tem muita gente que não tem como recomeçar a vida.

 

Badin, por sua vez, a exemplo do que já havia feito no ano passado, lançou uma vaquinha que, agora, já está batendo R$ 50 milhões. “Estamos destinando para pessoas que já fazem um trabalho social conhecido e reconhecido internacionalmente. Nossa ideia é achar um representante em cada cidade, normalmente em cidades pequenas todos se conhecem. então ele já consegue ter um filtro. Dentro disso, ainda optamos por ajudar, em primeiro lugar, idosos, gestantes e doentes”.

 

“Tudo o que está sendo doado, está sendo auditado. Todo dia estou postando no meu Instagram o que foi doado, para quem foi doado e o que a pessoa vai fazer. As pessoas da cidade mesmo nos ajudam a fiscalizar”, completa

 

Guri de Uruguaiana, por sua vez, aproveita para fazer um pedido. “É importante frisar neste momento a resistência das pessoas de sair de lugares com risco de inundação. Isso acaba prejudicando, até porque tem mais gente pra salvar. Então, quando ficarem sabendo que a sua área é possível ter uma inundação e for preciso evacuar, faça isso. Não fique pensando que não vai acontecer contigo, porque pode acontecer”.

 

Cris Pereira, que está em Canoas distribuindo mais de 1 mil pães de forma voluntária, também entra no programa para dar o seu depoimento.

 

Na quarta-feira, 8 de maio, o The Noite exibe o segundo programa sobre as tragédias do Rio Grande do Sul. Hoje, no SBT, a partir de 00h30.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page