top of page

TikTok anuncia a terceira edição do concurso #TikTokShortFilm que premia curtas em Cannes

O período de inscrição começa hoje (21), através de vídeos na plataforma com a hashtag #TikTokShortFilm



Nik Kranjec na cerimônia de premiação TikTok Short Film (Foto: Reprodução)

Dos seus cortes de filmes favoritos às críticas e recomendações, o TikTok é um lugar único que reúne criadores, artistas, cineastas e entusiastas do cinema para descobrir, criar e compartilhar histórias. Para celebrar essa criatividade, como parceiros oficiais do Festival de Cannes (festivaldecannes), o TikTok traz de volta o concurso #TikTokShortFilm. A competição, que está em sua a terceira edição, reforça o compromisso do TikTok com o setor de entretenimento e cinema, oferecendo aos criadores uma oportunidade de exibir seus curtas-metragens e serem descobertos por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.


De 21 de fevereiro a 15 de março de 2024, o TikTok convida criadores* do Brasil a participar desta competição que reúne mais de 55 países, enviando seus vídeos originais com mais de 1 minuto no formato vertical característico da plataforma, usando a hashtag #TikTokShortFilm.

 

Selecionados por um júri de especialistas, os vencedores das três categorias (Grand Gagnant, Melhor Roteiro e Melhor Direção) serão convidados pelo TikTok para apresentar seus trabalhos e receber seus prêmios durante a cerimônia do #TikTokShortFilm, que acontecerá durante a 77ª edição do Festival de Cannes, na França. O grande vencedor receberá um prêmio em dinheiro de 10 mil euros, enquanto os vencedores das categorias Melhor Roteiro e Melhor Direção receberão 5 mil euros cada para apoiar seus próximos projetos criativos.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 



Uma plataforma para cineastas consagrados e iniciantes

 

A paixão da comunidade do TikTok com o cinema se reflete no crescimento da comunidade #TikTokShortFilm. No último ano, mais de 2 milhões de vídeos foram criados com a hashtag, que registrou um aumento de quase 180% nos vídeos criados em comparação com 2022.

 

O #TikTokShortFilm ajudou a definir o papel do TikTok como uma plataforma de lançamento para cineastas iniciantes e também para os já consolidados em todo o mundo. Desde seu lançamento em 2022, o concurso ajudou muitos criadores a transformarem sua paixão em novas oportunidades de carreira, impulsionando sua entrada no setor de entretenimento. Confira algumas das histórias inspiradoras de vencedores das edições anteriores:

 

Madalena Aragão e Lucas Millions Dutra (Portugal), que ganharam o prêmio de roteiro no #TikTokShortFilm 2023 com o curta-metragem “(Nós) na Cabeça”, foram eleitos a "Revelação do Ano" na XXVII edição do Gala dos Globos de Ouro, um dos mais conceituados prêmios de entretenimento de Portugal. Após esses reconhecimentos, Lucas também fechou contratos com os principais canais de TV portugueses e atualmente está escrevendo e dirigindo uma websérie para o Channel 4.

 

Claudia Cochet (França), vencedora do prêmio de roteiro no #TikTokShortFilm 2022, ganhou credibilidade no setor graças ao seu prêmio. Após a competição, ela foi convidada para vários festivais de curta-metragem, tendo coescrito dois longas-metragens e dirigido um piloto para uma série multiplataforma.

 

Shinichiro Ueda (Japão), um dos vencedores do #TikTokShortFilm 2023, dirigiu “One Cut of the Dead”, curta que inspirou o filme Final Cut, que foi apresentado na cerimônia de abertura do 75º Festival de Cannes e dirigido por Michel Hazanavicius, um dos maiores diretores da França.

 

Vencedor do #TikTokShortFilm com o curta “Love in Plane Sight”, Matej Rimanić incentiva todos a usarem a criação de conteúdo como ferramenta para abrir portas para mais oportunidades no setor. "Desde que comecei a postar no TikTok, todos os tipos de coisas incríveis estão acontecendo. Tive a oportunidade de organizar a maior campanha de turismo do TikTok na Eslovênia e consegui um cargo na Dunking Devils Studios, a melhor agência de criação de conteúdo do TikTok na região do Adriático. Eu incentivo a todos a se tornar um criador e não ser apenas um consumidor de conteúdo - um mundo de oportunidades o aguarda"

 

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Uma nova janela para o mundo do cinema

 

O mundo do cinema se encaixa totalmente no TikTok, oferecendo aos criativos, entusiastas e especialistas do setor de todo o mundo uma oportunidade de se expressar, conectar-se com uma comunidade global e compartilhar histórias dos bastidores. Artistas e estrelas internacionais, técnicos, dubladores, figurantes, dublês, diretores e estúdios se reúnem no TikTok para compartilhar seu dia a dia, momentos favoritos, destaques do tapete vermelho e muito mais.

 

Ao oferecer para todo o mundo uma maneira inovadora de contar histórias por meio de um vídeo curto de formato vertical, fácil de usar, que incentiva e libera a criatividade, o TikTok influencia positivamente o setor de entretenimento e cinema à medida que ele continua a evoluir. Além dessa competição, o TikTok também estabeleceu parcerias com as principais instituições culturais, escolas e associações para continuar a estimular a criatividade da próxima geração.

 

A plataforma também é onde as tendências estão florescendo. No Brasil, vídeos com cortes de cenas de filmes e séries nacionais têm ganhado destaque no TikTok, chegando a milhões de visualizações, atraindo a atenção da comunidade mais jovem para o cenário de produções brasileiras. Edits de filmes como "Cidade de Deus" e "Bingo: O Rei das Manhãs", contam milhões de visualizações e colocaram as produções em destaque novamente anos depois de seus lançamentos.

 

Junte-se a nós para continuarmos a celebrar e vivenciar a criatividade e a magia do cinema no Festival de Cannes 2024 por meio da terceira edição da competição #TikTokShortFilm. Mal podemos esperar para ver o que você descobrirá, criará e compartilhará com nossa comunidade global.

 

*O concurso #TikTokShortFilm está sujeito a termos e condições.

 

Sobre o TikTok:
 O TikTok é o destino líder para vídeos curtos em dispositivos móveis. Nossa missão é inspirar criatividade e trazer alegria. O TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.
5 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page