Dirigido pelo jornalista João Wainer, o longa vai ao ar nesta sexta-feira (16/6), a partir das 23h
A TV Cultura exibe o documentário Junho – O Mês que Abalou o Brasil, inédito na TV aberta, nesta sexta-feira (16/6). O longa-metragem, produzido pela Folha de S. Paulo, mostra como as manifestações contra o aumento das tarifas de transporte público em São Paulo, em junho de 2013, ganharam dimensão nacional e atingiram centenas de cidades. Vai ao ar às 23h.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
O movimento levou mais de um milhão de pessoas às ruas e se transformou em uma revolta generalizada contra a corrupção, a falta de serviços públicos e o excesso de gastos com o Mundial de Futebol. Intelectuais, jornalistas e líderes dos protestos analisam as mudanças conseguidas pelos manifestantes e deixam uma pergunta: amanhã vai ser maior?
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
Dirigido pelo jornalista e fotógrafo João Wainer, o documentário faz um balanço daquele momento por meio de imagens de impacto e depoimentos de historiadores, cientistas políticos, filósofos, psicanalistas e jornalistas, a exemplo de Luiz Felipe Pondé, Clóvis Rossi, Gilberto Dimenstein, Clóvis Rossi, Contardo Calligaris, Demétrio Magnolli, entre outros. Entre as cenas, a truculência da Polícia Militar, uma entrevista reveladora com a repórter Giuliana Vallone, atingida no olho por uma bala de borracha, e a ação anárquica dos black blocs.
Ficha Técnica
Produção: Folha de S. Paulo
Direção: João Wainer
Roteiro: Cesar Gananian e João Wainer
Produção Executiva: Fernando Canzian e João Wainer
Duração 72 min
Classificação 12 anos
Comentários