top of page

Vitória é dela: Fernanda Montenegro dá aula de cinema e conquista o público no Peru

Longa de Andrucha Waddington, com Fernanda Montenegro, foi escolhido o melhor filme pelo público no 4º Festival de Cinema Brasileiro em Lima


Publicado por LIPE JUSTINO

Créditos: Foto Divulgação

Fernanda Montenegro voltou a emocionar plateias fora do Brasil. O longa Vitória, dirigido por Andrucha Waddington e protagonizado pela veterana atriz, foi eleito pelo público o melhor filme brasileiro no 4º Festival de Cinema Brasileiro em Lima, no Peru.


Exibido entre os dias 20 e 25 de junho de 2025, o festival apresentou 10 produções nacionais em uma iniciativa organizada pela Embaixada do Brasil em Lima, em parceria com o Instituto Guimarães Rosa (IGR – Lima), a Linhas Produções Culturais e o Centro Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Peru (CCPUCP).


CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE


Baseado em fatos reais, Vitória acompanha a história de uma idosa solitária, interpretada por Fernanda Montenegro, que começa a filmar da janela de seu apartamento as ações de traficantes em seu bairro. A personagem, angustiada pela crescente violência e conflitos com os vizinhos, registra por meses os movimentos criminosos com o objetivo de auxiliar a polícia.


O público peruano, que lotou as sessões do festival, elegeu Vitória como o melhor filme da mostra, com a maior quantidade de votos “excelente”. A vitória reafirma o poder de Fernanda Montenegro de conectar diferentes gerações e culturas por meio da arte.


CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



Além de Vitória, o festival exibiu filmes como o documentário Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes; Malu, de Pedro Freire; A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic; Retratos de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; A Metade de Nós, de Flávio Botelho; Oeste Outra Vez, de Erico Rassi e Evidências do Amor, de Pedro Antonio Paes e Zaga Martelleto.


O evento também prestou homenagem ao maestro João Carlos Martins, com uma sessão especial do filme João – O Maestro, de Mauro Lima.


A consagração de Vitória no Peru confirma mais uma vez: Fernanda Montenegro não atua, ela marca história.

Comentários


LEIA TAMBÉM

bottom of page