top of page

Você sabe o que significa “Iwajú”? Conheça tudo sobre a nova série animada do Disney+

A animação em parceria com a produtora panafricana Kugali já está disponível na plataforma

Produzida em parceria com a empresa panafricana Kugali e dirigida pelo nigeriano Olufikayo Ziki Adeola, a nova série animada Iwajú já conta com seus seis episódios disponíveis exclusivamente no Disney+.

Ambientada na futurística Lagos, Nigéria, a emocionante história acompanha Tola, uma jovem da próspera ilha, e seu melhor amigo Kole, um autodidata expert em tecnologia, enquanto descobrem os segredos e perigos escondidos em seus diferentes mundos. Iwajú nos leva em uma viagem única, repleta de incríveis elementos visuais e avanços tecnológicos inspirados no espírito da maior cidade nigeriana.


Afinal, o que significa “Iwajú”?

A magia e cultura da animação começam em seu nome e o consultor cultural da produção, Toluwalakin Olofoyeku, explica sua origem: “”Iwájú” faz parte de uma frase na língua iorubá que, na verdade, é “Ojó iwájú”, que significa literalmente “o dia seguinte” ou basicamente o futuro. Muitos dos nossos personagens principais da série são iorubás (um dos principais grupos étnicos da Nigéria)”.

A expressão traz a essência da série, misturando o futurismo da animação, com a tradição da cultura local.

Os incríveis personagens de Iwajú!

Tola Martins


Personagem central de Iwajú, Tola é uma menina de 10 anos que tem aspirações e se recusa a aceitar o mundo como ele é e prefere vê-lo como ele deveria ser. Ela acaba inspirando as pessoas ao seu redor. Sua empatia e percepção permitem que a jovem entenda e se conecte com todos ao seu redor.

Tunde Martins


Tunde é o pai de Tola, um homem inteligente e dedicado que tem pouco tempo para sua filha por conta de sua dedicação ao trabalho e da pressão de seu chefe obstinado. Ele é um rico executivo de tecnologia envolvido na criação de guardiões robóticos para ajudar a proteger crianças de uma onda de sequestros que ocorriam na região. Apesar de ser natural do continente, seu sucesso e fortuna fizeram com que ele se esquecesse de sua origem humilde.

Otin


Otin é um animal de estimação robótico do tipo lagarto agama (espécie típica da região) que Tunde presenteia a Tola. Projetado para a segurança das crianças, ao longo da série, Otin desenvolve uma maior autoconsciência e um entendimento mais sutil enquanto se esforça para conciliar sua codificação simples de proteção à Tola, com a complexa realidade do mundo ao seu redor.

Kole Adesola


Kole é o melhor amigo de Tola. Nascido em uma situação de relativa pobreza, ele trabalha na casa da protagonista e de seu pai, fazendo jardinagem e outros serviços. Com uma mãe doente e poucas perspectivas de melhorar sua situação, ele se vê encurralado em uma vida que testa seu verdadeiro caráter. Kole tem medo de ter esperança e desejar mais para si mesmo.

Bode DeSousa


Bode é um homem alto de mais de dois metros, que cresceu em circunstâncias relativamente pobres e administra uma rede criminosa clandestina. Ele se vê como uma espécie de Robin Hood, mas basicamente fica com as riquezas que coleta. Bode se recusa a assumir a responsabilidade por suas ações e acha que tudo o que faz é culpa dos ricos. O personagem acredita que dinheiro é igual a poder e liberdade.

Conheça a equipe por trás do mundo único de Iwajú!


Olufikayo Ziki Adeola (Diretor e criador)

Nascido e criado em Lagos, na Nigéria, Olufikayo Ziki Adeola é o criador e diretor de Iwajú, além de cofundador e ex-CEO da Kugali Media. Adeola passou os últimos anos de sua infância no Reino Unido, onde, posteriormente, estudou redação criativa na City University de Londres, local em que encontrou orientação e uma comunidade na equipe de empreendedorismo, iniciando seu trabalho no mundo do entretenimento.

Adeola se juntou a seu amigo de infância Tolu Olowofoyeku, juntamente com Hamid Ibrahim, na cofundação da Kugali, com o objetivo de criar uma plataforma para oferecer a milhões de fãs histórias inspiradas na cultura africana usando animação, arte, realidade virtual e aumentada.

Toluwalakin Olofoyeku (Consultor cultural)

Além de consultor cultural de Iwajú, o nigeriano Olofoyeku é um pioneiro no setor de videogames do país e cofundador, presidente e chefe de publicação da Kugali

Nascido e criado em Lagos, ele desenvolveu um interesse por histórias em quadrinhos, videogames e animação desde os cinco anos de idade. Seu conhecimento e curiosidade foram alimentados quando criança por um conjunto de enciclopédias que iniciaram seu foco na ciência. Ele atribui ao pai o grande apoio aos seus sonhos criativos e por ter criado ele e os irmãos com a atenção e o carinho de que precisavam para perseguir seus sonhos. Os filmes de animação da Disney, como ALADDIN (1992), O REI LEÃO (1994), HÉRCULES (1997) E MULAN (1998), foram influências importantes em sua infância.

Hamid Ibrahim (Designer de Produção)

Nascido na Uganda e tendo passado boa parte da sua infância no Quênia, Hamid é designer de produção de Iwajú, além de executivo de criação e co-fundador da Kugali junto com Adeola e Olofoyeku.

Seu interesse por arte remonta ao período que passou no Quênia, quando viu um comercial que mostrava a Mona Lisa e criou um fascínio e apreço por Leonardo DaVinci que durou a vida toda. Outra influência da primeira infância foi o clássico animado de 1994 do Walt Disney Animation Studios, O REI LEÃO (1994). Ele sentiu amor e conexão com o filme mesmo antes de compreendê-lo completamente, porque os personagens falavam suaíli. Revisitar o longa em sua adolescência teve um impacto significativo sobre Ibrahim, e ele continua sendo seu filme de animação favorito de todos os tempos.

Outros nomes por trás da magia!

Iwajú é produzido por Christina Chen, da Disney Animation, com roteiro de Adeola e Halima Hudson, conhecida por seu trabalho em FROZEN II (2019). A trilha sonora é obra do compositor nigeriano Ré Olunuga, cujos créditos incluem a composição para o filme original do Disney+ de RISE (2022). Jennifer Lee (Diretora de Criação do Walt Disney Animation Studios) atua como produtora executiva ao lado do diretor Byron Howard, conhecido por seu trabalho em ENCANTO (2021), ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO (2016), entre outros.

Sobre a Kugali

Fundada em 2017 por Tolu Olowofoyeku, Olufikayo Ziki Adeola e Hamid Ibrahim, a Kugali Media é um coletivo de contadores de histórias africanos que se dedicam a levar as histórias do continente ao mundo. Atraiu o reconhecimento de empresas de topo de todo o mundo, bem como abriu caminho para que uma geração de novos artistas africanos encontrasse a sua voz nas animações.

Em parceria com a ABC News Studios, a The Walt Disney Company produziu também um documentário chamado Iwajú: Um Novo Dia, que estreou junto com Iwajú no Disney+, e, em uma gravação realizada em três continentes, mostra mais detalhes da parceria inédita com a Kugali Media.

0 visualização

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page