top of page

Zezé Motta interpreta Maya Angelou na celebração do dia da consciência negra, no E! Entertainment

Em campanha especial, a atriz e cantora brasileira lê 'Ainda Assim Eu Me Levanto', poema icônico que a escritora americana publicou em 1978, até hoje considerado um dos grandes hinos literários à resiliência e à dignidade



Duas mulheres fortes, cujas trajetórias são símbolos de resistência no Brasil e no mundo se encontram na campanha especial que o E! Entertainment preparou para celebrar o Dia da Consciência Negra, no próximo dia 20 de novembro: a atriz e cantora Zezé Motta, um dos maiores nomes dos palcos brasileiros, e a escritora e poetisa americana Maya Angelou (1928-2014).

 

Na campanha que começa a ser veiculada no canal linear e nas plataformas digitais do E! Entertainment nesta segunda-feira (20), um vídeo intimista e emocionante, Zezé interpreta o poema Ainda Assim Eu Me Levanto, ponto alto da obra de Angelou. Datada de 1978, com o título original Still I Rise, a obra permanece atual e potente, sendo classificada até hoje por historiadores e críticos literários como um dos grandes hinos americanos à resiliência e à dignidade:

 

" (…) Da favela, da humilhação imposta pela cor 

Eu me levanto 

De um passado enraizado na dor 

Eu me levanto 

Sou um oceano negro, profundo na fé, 

Crescendo e expandindo-se como a maré" 


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


Nascida durante a Grande Depressão, em St. Louis, no Missouri, estado americano tradicionalmente marcado por forte segregação, Maya conviveu com o racismo durante toda a vida, experiência que conseguiu relatar de forma única e sensível em seus livros, que lhe renderam diversos prêmios e títulos honoríficos. “Era horrível ser negra e não ter controle sobre minha vida. Era brutal ser jovem e já estar treinada para ficar sentada em silêncio ouvindo as acusações feitas contra a minha cor sem chance de defesa”, escreveu ela em sua primeira autobiografia, Eu Sei Porque o Pássaro Canta na Gaiola, lançada em 1969 e na qual relata a vida dos 7 aos 16 anos.

 

Vítima de uma violência sexual extremamente traumática na infância, que culminou com o assassinato de seu agressor, ela permaneceu cinco anos sem falar. Após ser denunciado, o homem passou apenas um dia preso, mas foi assassinado por populares, que fizeram justiça com as próprias mãos. "Eu acreditava que minha voz o havia matado. Eu matei aquele homem porque disse seu nome. E depois pensei que nunca mais voltaria a falar, porque minha voz poderia matar qualquer um”, relatou ela que, de forma surpreendente, viria a se tornar uma das vozes femininas negras mais ativas e respeitadas de todos os tempos.

 

Zezé Motta também tem sua voz reconhecida e o posto de rainha assegurado no movimento antirracista brasileiro, que se tornou especialmente forte a partir dos anos 1970, quando o país ainda convivia com a ditadura militar. Prestes a completar 80 anos, em junho de 2024, dedicou quase seis décadas aos palcos, entre teatro, música, televisão e cinema, e soube usar o reconhecimento na profissão como um veículo de denúncia. Diva espontânea, é ao mesmo tempo forte, doce e acolhedora, e mantém a missão de transmitir sua ancestralidade às novas gerações, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa.

 

Por isso, é tão simbólico e especial que seja Zezé Motta a apresentar a obra de Maya Angelou ao público do E! Entertainment neste Dia da Consciência Negra. Com essa campanha, o canal reforça seu compromisso com a Diversidade, a Equidade e a Inclusão (DEI), pilares da ação global da NBCUniversal e da campanha pioneira VOZES DO E!, iniciada em 2019, que tem foco no empoderamento feminino e abre espaço a todos os indivíduos da sociedade, especialmente às mulheres, independentemente de raça, gênero, idade e padrões de beleza.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

A programação do E! Entertainment propõe à audiência a troca de informações, conversas e expõe diferentes realidades para amplificar todas as vozes. Fazem parte dessa iniciativa séries como “Beleza GG”, “Born to Fashion” e “Luana É de Lua”, além do "Especial Mulher Negra", também estrelado por Zezé Motta, da franquia “Drag Me as a Queen”, de documentários como “Vozes do E!: Autonomia Feminina” e “All That Drag”, todos disponíveis no YouTube do Eonline Brasil.

 

Não perca a campanha especial estrelada por Zezé Motta em celebração do 

Dia da Consciência Negra, a partir de 20 de novembro, só no E! Entertainment 

 

Facebook: Enowbrasil

Instagram: Enowbrasil

Twitter: Enowbrasil

YouTube: Enowbrasil 


Sobre a NBCUniversal International Networks & Direct-to-Consumer

Como um dos principais grupos de entretenimento do mundo, a NBCUniversal International Networks & Direct-to-Consumer oferece conteúdo de qualidade e marcas de prestígio a mais de 160 territórios na Europa, Oriente Médio, África, América Latina e Ásia-Pacífico.

 

Com uma gama completa de experiências de entretenimento para o público local em todo o mundo, as marcas exclusivas incluem Universal TV, SYFY, E! Entertainment, CALLE 13, DIVA, Studio Universal, Telemundo Internacional, Bravo, DreamWorks e Universal+ (um serviço híbrido linear e não linear), agregando as marcas do grupo a plataformas afiliadas e oferecendo aos assinantes programação ao vivo e uma ampla gama de conteúdo envolvente em VOD, o que inclui lançamentos locais e coleções completas, todos disponíveis em um só lugar. Os canais diretos ao consumidor da NBCU fora dos EUA incluem o Hayu, um serviço SVOD de realidade completa, disponível em 27 territórios, como Reino Unido, Canadá e toda a Europa e Ásia-Pacífico, e o Peacock on Sky, no Reino Unido, Alemanha e Áustria.

 

A NBCUniversal é uma das principais empresas de mídia e entretenimento do mundo no desenvolvimento, produção e marketing de entretenimento, notícias e informações para um público global. A NBCUniversal possui e opera um valioso portfólio de redes de televisão de notícias e entretenimento, uma empresa de cinema de primeira linha, grandes operações de produção de televisão, um grupo líder de canais de televisão, parques temáticos de renome mundial e um serviço de streaming premium com publicidade. A NBCUniversal é uma subsidiária da Comcast Corporation.


Sobre o E! Entertainment Television

No ar desde 1987, o canal por assinatura está disponível em diversos países, como Brasil, Reino Unido, Irlanda, Itália, Austrália, França e Grécia. A emissora ficou conhecida por fazer a cobertura de grandes eventos da cultura pop, além de trazer entrevistas e notícias sobre o universo do entretenimento.

10 visualizações

Comments


bottom of page