MERCADO | TV & STREAMING
BOMBA: Analistas apontam possível fusão da NBCUniversal e WB. Discovery em 2024
Rumor aponta interesse de compra/fusão pelo grupo Comcast
LIPE JUSTINO - CAMPINAS SP
17 de setembro de 2022

BOMBA: Analistas apontam possível fusão da NBCUniversal e WB. Discovery em 2024 (Foto/Reprodução).
Após o executivo David Zaslav assumir a nova empresa combinada, entre o grupo WarnerMedia e a Discovery Networks, parece que os planos para se tornar uma potência para enfrentar a Disney, Netflix e Amazon no mercado de streaming ainda anda sobre ovos.
Várias noticias em sites de entretenimento e especializados no mercado financeira, vem especulando em matérias a vaga para liderar a DC Comics nos cinemas, que deve seguir de acordo com a nova administração, a mesma linha de produções da Marvel, um produto muitas vezes criticado pelo público e por profissionais especializados, mas que tem sido funcional e rentável para os cofres da estúdio rival.
De acordo com uma publicação de Kim Masters do The Hollywood Reporter, analistas da indústria de olho na vulnerabilidade que o novo conglomerado de mídia vem enfrentando, em um acumulado de dividas com mais de US$ 50 bilhões de dólares, apontam que o CEO da Comcast (dona de empresas como Universal Studios, DreamWorks Animation...), Brian Roberts, está de olho em uma potencial fusão da NBCUniversal com a Warner Bros. Discovery.
Alguns executivos da indústria cinematográfica já estão convencidos de que um acordo deve acontecer em breve e, já sentem o luto pela possível morte de mais um grande estúdio da história de Hollywood, como aconteceu na compra concluída e aprovada da Fox pela Disney em 2019.
“As pessoas sentem que é a Comcast, com certeza”, diz o chefe de uma empresa. “Vai ser tão deprimente perder outro grande estúdio [depois que a Disney comprou a Fox]. E a Warner será o estúdio Tiffany.”
Lembrando que essa possível fusão não pode ocorrer até o mês de abril de 2024. A Comcast ainda é sócia de 33% da plataforma de streaming Hulu junto a Disney, em um acordo que a gigante se comprometeu vender por pelo menos US$ 27,5 bilhões, de sua participação a casa do Mickey.
Porém Roberts, disse no Goldman Sachs + Technology Conference em setembro, que também estaria aberto a mudar a decisão de venda, podendo optar pela compra da plataforma de streaming.
"Acredito que se o Hulu fosse colocado à venda, a Comcast estaria interessada [em comprá-lo]... Assim como muitas outras empresas de tecnologia e mídia. Você teria um leilão robusto." - disse Roberts.