top of page

CINEMA | DIVERSIDADE

Após protestos, Disney restaura cena de beijo gay em 'Lightyear' da Pixar

 

Cena de beijo entre casal de mulheres havia sido cortada a pedido de executivos da Disney

LIPE JUSTINO - CAMPINAS SP

19/03/2022 - 21:47h

Lightyear 09.webp

Após protestos, Disney restaura cena de beijo gay em 'Lightyear' da Pixar (Foto/Reprodução)

 

Após a denuncia pública feita por funcionários da Pixar, na quarta (09/03), através de carta encaminhada ao site Variety, alegando que executivos da Walt Disney Company vinham censurando personagens com histórias homo afetivas em suas produções, uma fonte revelou ao mesmo site, que uma das cenas cortadas do novo filme de animação  'Lightyear', foi restaurada após a repercussão negativa do protesto.

O novo filme que conta a história do personagem Buzz Lightyear, famoso na franquia “Toy Story”, deve apresentar a primeira cena com beijo estre um casal assumidamente gay. Hawthorne, que vive um relacionamento com outra mulher na trama, também aparece no trailer da animação, como parceira do Patrulheiro Espacial. E o suposto motivo que causou revolta entre colaboradores e lideranças criativas da Pixar, foi o corte da cena da versão original feita a pedido dos chefões da empresa matriz.


Até o momento, podemos conhecer apenas alguns personagens da comunidade gay nas produções da Pixar. Em “Procurando Dory”, um suposto casal de mulheres aparece rapidamente em uma cena do parque aquático, onde se deparam com a personagem principal e o polvo Hank num carrinho de bebê. 


Em 2020, a Pixar lançou a personagem Spectre em “Dois Irmãos”, uma policial ciclope assumidamente gay, motivo que levou a proibição do filme no Kuwait, Omã, Catar e Arábia Saudita e, na Rússia, a palavra “namorada” foi alterada para “parceira”. No mesmo ano, o curta “Out” (Segredos Mágicos), foi lançado no Disney+, que aborda a insegurança de um homem que sente dificuldade de assumir a sexualidade aos pais.
 

bottom of page