top of page

Saiba mais quem é C.H.U.E.C.O, personagem da nova sitcom do Disney+

Na produção argentina recém-lançada, Darío Barassi e Consuelo Duval lideram o elenco ao lado de um carismático macaco criado com a técnica puppetronic, cuja voz é interpretada por Agustín “Soy Rada” Aristarán



O Disney+ recebe em seu catálogo um novo e divertido mascote: Chueco, personagem principal da nova sitcom original da plataforma de streaming. Em C.H.U.E.C.O, as vidas de Juan (Darío Barassi), seus três filhos Delfina, Martín e Vicente (Maryel Abrego, Santiago Torres e Pato Alvarado Loza) e da governanta Amanda (Consuelo Duval) mudam completamente quando recebem de herança um macaco extremamente simpático e travesso que vai morar com eles. Ao longo dos treze episódios da série (todos já disponíveis no Disney+), Chueco protagoniza tramas malucas que envolvem toda a família, mostrando sua incrível capacidade de se comunicar (a voz é interpretada por Agustín “Soy Rada” Aristarán).


Na série, Chueco ganha vida graças à técnica de puppetronic, uma combinação de fantoches, animatronic e manipulação direta, que trouxe para a produção uma marca única em todas as etapas do processo criativo. Confira mais informações abaixo!

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



 


A equipe por trás de Chueco

Chueco é um boneco real, tangível, com presença física no set de filmagens e que traz, em sua criação, elementos eletrônicos. Sua participação em cada uma das cenas da nova sitcom é fruto de um trabalho extremamente colaborativo. Nas gravações, o puppetronic era operado por uma equipe de seis pessoas que manipulavam de forma sincronizada as diversas partes do corpo e as expressões faciais do personagem. Enquanto alguns moviam a cabeça, as pernas e braços do boneco diretamente do set, outros operavam os elementos do rosto (olhos, sobrancelhas, pálpebras e maçãs do rosto) à distância, com o uso de um controle remoto. Para realizar uma “atuação” convincente, os manipuladores de Chueco ensaiavam todas as cenas em frente a um espelho, coordenando com precisão os elementos clássicos de uma marionete com os eletrônicos.



O set de filmagem da série foi adaptado para dar vida ao Chueco

A manipulação de Chueco nas diferentes cenas exigiu a criação de um set de filmagem com características especiais. O cenário foi construído em elevação e com passagens sob ele, para que assim os marionetistas pudessem se movimentar durante a cena. Além disso, o set possuía módulos móveis no chão, o que facilitou a adaptação dos cenários e criou a possibilidade de existirem “buracos” para as necessidades específicas da manipulação do boneco.

E controlar o personagem não foi uma tarefa fácil! A manipulação de Chueco exige um grande esforço físico, porque os elementos de animatronic deixam o boneco pesado. Os marionetistas manipulavam em intervalos de apenas 5 minutos.



Foram necessários meses para criar o Chueco

A versão do Chueco que o público vê no Disney+ é o resultado de um longo processo criativo que a equipe por trás da série embarcou para criar o amado personagem. As primeiras versões de Chueco ganharam vida em esboços de papel, depois foi criado um protótipo 3D e foram definidos quais materiais seriam usados para sua criação e, então, o boneco que é visto nas telas foi construído.

Os realizadores sabiam desde o começo que queriam que Chueco fosse um chimpanzé realista, mas sabiam que o humor da série exigia que ele também fosse engraçado, travesso e fofo. Para conseguir isso, eles trabalharam intensamente na capacidade de Chueco reagir às diferentes situações descritas nos roteiros.


O toque final está na voz

Quem já viu a série descobriu rapidamente que Chueco é um macaco falante. Sua voz dá o toque final irresistível a esse personagem esperto e travesso. Para interpretar essa voz única, a equipe por trás de C.H.U.E.C.O chamou um dos maiores talentos argentinos do momento, o comediante e ator Agustín “Soy Rada” Aristarán. Com um autêntico sotaque do país sul-americano e um tempo de comédia singular, o artista fecha o círculo perfeito desse cativante personagem que, através de suas confusões, conquista o público de todas as idades.

Todos os episósios de C.H.U.E.C.O estão disponíveis exclusivamente no Disney+.

Comments


NOVIDADES

Evento interativo Disney+ chega ao Iguatemi Campinas