Criador, diretor, roteirista... e dublador: Sanders mantém o legado em Lilo & Stitch
- por REDAÇÃO
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Criador do personagem Stitch, Chris Sanders será novamente o dublador oficial na nova adaptação de Lilo & Stitch.
Publicado por LIPE JUSTINO

Créditos: Foto Reprodução / Chris Sanders dublando o live-action "Lilo & Stitch"
Chris Sanders não é apenas o co-diretor de Lilo & Stitch, animação lançada em 2002 pela Disney. Ele também foi o co-roteirista, o criador do personagem Stitch e, surpreendentemente para muitos, o dublador original do alienígena excêntrico — papel que ele repetirá no live-action previsto para estrear nos cinemas em 23 de maio de 2025.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
No início da produção da animação, Stitch não teria falas compreensíveis. No entanto, os criadores perceberam que o personagem precisava expressar emoções verbalmente em momentos-chave. Para evitar que executivos da Disney interferissem e exigissem mais falas caso um dublador profissional fosse escalado, Chris Sanders decidiu ele mesmo assumir a dublagem. Ele já brincava com uma voz nasal e aguda nos bastidores, e essa se tornaria a voz oficial do personagem.
“Achamos melhor eu fazer a voz desde o início. Assim, não correríamos o risco de algum executivo querer que Stitch falasse mais”, explicou Sanders em entrevistas anteriores.
O resultado funcionou. E Sanders continuou como dublador do personagem em outras produções, como Stitch! The Movie (2003), Lilo & Stitch: The Series (2003–2006), Lilo & Stitch 2: Stitch Has a Glitch (2005) e Leroy & Stitch (2006).
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
Agora, ele reprisa a função na nova versão dirigida por Dean Fleischer Camp, indicado ao Oscar pelo filme Marcel the Shell with Shoes On. A história segue a mesma base da animação original: a jovem havaiana Lilo, criada por sua irmã mais velha Nani, encontra Stitch, o experimento 626, após fazer um pedido a uma estrela cadente. A relação entre os dois se desenvolve dentro do conceito havaiano de "ohana", que significa que ninguém é deixado para trás — ou esquecido.
O elenco do live-action inclui Maia Kealoha como Lilo, além de Sydney Elizabeth Agudong, Billy Magnussen, Tia Carrere e Zach Galifianakis. A produção está nas mãos de Jonathan Eirich e Dan Lin, com Tom Peitzman e Ryan Halprin como produtores executivos.