top of page

"Obrigado Paulistanos" estende data e fica no Shopping Vila Olímpia até 10/02

O evento surge como forma de agradecimento pela recepção dos paulistas, nas décadas de 1940/1950, aos sobreviventes do Holocausto



Devido ao sucesso da exposição “Obrigado Paulistanos”, o Shopping Vila Olímpia anuncia uma nova data para o encerramento da mostra. Até o dia 10 de fevereiro, quem visitar o empreendimento conseguirá aproveitar esta que é uma homenagem aos paulistanos pela calorosa recepção que deram ao povo judeu sobrevivente ao Holocausto, que vieram à São Paulo após a Segunda Guerra Mundial em busca de um recomeço.


O mês de janeiro foi escolhido para estreia da exposição desenvolvida pela comunidade judaica por ser aniversário de São Paulo e, também, o Dia Mundial em Lembrança das Vítimas do Holocausto. Após a Segunda Guerra Mundial, de 300 a 500 sobreviventes encontraram refúgio na cidade paulistana. Judeus, alemães, húngaros, poloneses, romenos, holandeses e diversas nacionalidades que escaparam do massacre nazista.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Por volta de 1940-1950, os refugiados sem dinheiro e sozinhos puderam recomeçar na cidade de São Paulo com trabalho, novos relacionamentos amorosos e, assim, passaram a viver sem ameaças e restrições impostas só por serem judeus.


A partir dessa constatação, Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo, curadores do Memorial do Holocausto de São Paulo e autores de diversos livros e filmes sobre o tema, criaram o projeto “Obrigado Paulistanos” onde quatro sobreviventes do Holocausto, representando todos os que vieram para esta cidade, tem a oportunidade de agradecer em público a todos os paulistanos por essa calorosa recepção e pela possibilidade de refazerem suas vidas.


Com apoio do Memorial do Holocausto de São Paulo, StandWithUs, Federação Israelita de São Paulo, SBT, Bandeirantes, TV Jovem Pan, revista Caras, revista Hebraica, Tribuna Judaica, entre outros, será possível analisar as obras de 1,20m X 1.0m através de um painel explicativo do motivo da exposição.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 

Serviço: Exposição "Obrigado Paulistanos"