Mauricio de Sousa chega aos 90 anos e vira lenda viva na Mostra Internacional de Cinema
- por REDAÇÃO
- há 10 horas
- 2 min de leitura
Criador da Turma da Mônica será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff durante a abertura da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Publicado por LIPE JUSTINO

Créditos: Foto Divulgação / Walt Disney Studios Motion Pictures
A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anunciou que Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e um dos artistas mais influentes do país, será o homenageado do Prêmio Leon Cakoff em 2025. A cerimônia acontece na abertura oficial do evento, marcada para o dia 15 de outubro, na Sala São Paulo.
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
A honraria, criada em memória do fundador da Mostra, reconhece personalidades que marcaram a cultura e o audiovisual. “Mauricio de Sousa é parte da formação cultural de várias gerações e sua obra tem impacto direto na identidade brasileira”, destacou a organização do festival em comunicado.
O tributo coincide com o aniversário de 90 anos do artista e a estreia da cinebiografia “Mauricio de Sousa – O Filme”, em 23 de outubro nos cinemas. O longa, dirigido por Pedro Vasconcelos, acompanha desde a infância de Mauricio até a criação da MSP Estúdios e sua consagração como o quadrinista mais popular do país.

Imagem na qual o pôster oficial foi inspirado (Créditos: Acervo MSP)
CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE
Interpretado por seu filho Mauro Sousa, o filme conta ainda com Thati Lopes, Elizabeth Savalla, Emílio Orciollo Neto, Natália Lage e Diego Laumar no elenco. A produção é da Focus Films e Boa Ideia Entretenimento, com coprodução e distribuição da The Walt Disney Company Brasil e colaboração da MSP Estúdios.
A relação de Mauricio com a Mostra não é recente: em 2011, na 35ª edição, ele foi o autor do pôster oficial, trazendo o personagem Piteco em referência às pinturas rupestres. Este ano, a MSP Estúdios também assina o pôster da Mostrinha, mostra infantil que integra a programação do festival.
A 49ª Mostra Internacional de Cinema acontece entre 16 e 30 de outubro em mais de 20 salas de São Paulo, com programação também em cidades como Belém e Manaus.

Comentários