top of page

Morre Preta Gil aos 50 anos vítima de câncer

Cantora, apresentadora e ativista, Preta Gil faleceu neste domingo, aos 50 anos, após complicações causadas por um câncer no intestino.


Publicado por LIPE JUSTINO

Créditos: Foto Reprodução

A cantora, apresentadora e empresária Preta Gil faleceu neste domingo, 20 de julho de 2025, aos 50 anos, após uma longa batalha contra um câncer no intestino diagnosticado em janeiro de 2023. A morte foi confirmada pela família e assessoria. Segundo comunicado oficial, ela estava em tratamento nos Estados Unidos e sofreu uma piora significativa nos últimos dias.


Filha de Gilberto Gil, um dos maiores nomes da MPB, Preta construiu sua trajetória com autenticidade, enfrentando tabus e se posicionando politicamente em prol de causas como a representatividade negra, o feminismo, o combate à gordofobia e os direitos LGBTQIA+.


CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE


Sua carreira musical começou em 2003 com o álbum "Prêt-à-Porter", que abriu caminho para outros projetos como "Preta", "Noite Preta Ao Vivo" e "Bloco da Preta Ao Vivo". Entre seus sucessos estão as músicas "Sinais de Fogo", "Stereo", "Meu Corpo Quer Você", "Sou Como Sou", e os feats marcantes com Gloria Groove ("Vá Se Benzer") e Pabllo Vittar ("Decote").


Além da música, brilhou como atriz em novelas da TV Globo, como "Caminho das Índias", "Ti Ti Ti" e "Aquele Beijo", e como apresentadora em programas do Canal GNT. No teatro, protagonizou musicais que uniam humor, crítica social e empoderamento feminino.


CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



Em 2009, fundou o Bloco da Preta, que se tornou um dos maiores do carnaval de rua no Rio de Janeiro, reunindo centenas de milhares de foliões e promovendo a inclusão e a diversidade.

Mãe de Francisco Gil, avó e filha de um ícone da música brasileira, Preta deixa uma marca profunda na cultura nacional. Em uma de suas falas mais lembradas, declarou:

“Ser quem eu sou sempre foi meu maior ato político.”

 
 
 

Comentários


LEIA TAMBÉM

bottom of page