top of page

Novo filme de Yorgos Lanthimos, em cartaz nos cinemas, destaca a versatilidade de seu elenco

O diretor de “A Favorita” e “Pobres Criaturas” retorna em "Tipos de Gentileza", com um conto tríptico interpretado por Emma Stone, Jesse Plemons, Willem Dafoe, Margaret Qualley, Hong Chau, Joe Alwyn, Mamoudou Athie e Hunter Schafer


PUBLICADO POR REDAÇÃO
(Foto: Divulgação/Searchlight Pictures - Walt Disney Studios Motion Pictures)

Após o sucesso de POBRES CRIATURAS, filme vencedor de quatro estatuetas do Oscar®, o premiado diretor grego Yorgos Lanthimos retornou aos cinemas na ultima quinta-feira, 22 de agosto, com Tipos De Gentileza, uma comédia de humor ácido que explora temáticas como poder, controle, livre arbítrio e a dinâmica das relações humanas.


O filme reúne três histórias trazidas à vida por um elenco formado por Emma Stone, Jesse Plemons, Willem Dafoe, Margaret Qualley, Hong Chau, Joe Alwyn, Mamoudou Athie e Hunter Schafer. Cada integrante do elenco interpreta três personagens diferentes em cada uma das histórias do tríptico, honrando a “regra de três” que o cineasta e o roteirista Efthimis Filippou, indicado ao Oscar®, estabeleceram para o longa. O resultado é uma obra cinematográfica que se eleva com a versatilidade de seus intérpretes.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


TRÊS HISTÓRIAS DIFERENTES QUE DIALOGAM ENTRE SI


Tipos De Gentileza apresenta três histórias: a de um homem que tenta assumir o controle de sua própria vida; a de um policial alarmado com o fato de sua esposa, desaparecida no mar, ter retornado e parecer outra pessoa; e a de uma mulher determinada a encontrar uma pessoa específica com uma habilidade especial, destinada a se tornar uma poderosa líder espiritual. O tema específico que Lanthimos examina nas três histórias é o da autoridade e da maneira como o livre arbítrio flutua, juntamente com a luta entre a liberdade de escolha e a liberdade de não escolher.


Embora o filme tenha assumido várias formas narrativas ao longo dos anos, Tipos De Gentileza acabou se tornando uma antologia. “Começamos com uma única história, mas, à medida que trabalhávamos nela, achamos que seria interessante fazer um filme com uma estrutura diferente das que havíamos feito antes”, explica Yorgos Lanthimos, completando: “Quando identificamos as histórias subsequentes, queríamos manter um fio temático para que tudo se mantivesse dentro da mesma estrutura geral”.


Durante o processo de escrita, Lanthimos enviou o roteiro para Emma Stone, protagonista de seus dois últimos filmes (POBRES CRIATURAS e A FAVORITA) e vencedora do Oscar® de Melhor Atriz por seu desempenho em POBRES CRIATURAS, que ficou imediatamente fascinada pelo projeto. “Eu amei o roteiro e como ele se desenvolveu em um tríptico. As histórias se entrelaçam de uma forma que não é necessariamente clara, mas cada uma tira proveito da anterior. Achei as possibilidades muito empolgantes”, afirma Stone.


Montar um filme com três histórias diferentes apresentou seus desafios, especialmente com as limitações de tempo, mas era algo que Lanthimos estava ansioso para explorar: “Em um longa-metragem que tem apenas uma história, o público se envolve mais ativamente, porque há espaço para pensar sobre o que está acontecendo e aplicar sua própria lógica. Com uma antologia, o público leva o que pensou da primeira história para a seguinte. É mais complexo e mais interessante. Diferentes pessoas identificam temas diferentes, o que torna essa estrutura imensamente interessante”.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE

 


Bastidores (Fotos: Divulgação/Searchlight Pictures - Walt Disney Studios Motion Pictures)

UM ATOR, TRÊS PERSONAGENS


O diretor de Tipos De Gentileza teve a ideia de ter os mesmos atores e atrizes interpretando os personagens de cada história para criar uma sensação de familiaridade com o público. “Quanto mais pensávamos, menos queríamos que se tornasse um artifício. Decidimos que os personagens teriam diferenças sutis, como em sua maquiagem e cabelo, e em seu comportamento e trejeitos. São histórias e personagens muito diferentes, e isso, por si só, faz com que eles se destaquem. Acima de tudo, o que importava era que os atores mudassem o ritmo e a energia. Ter o mesmo ator interpretando um personagem diferente na história seguinte acrescenta um senso de continuidade em um nível inconsciente”.


O elenco desta antologia incomum enfrentou diferentes desafios para concretizar a visão do diretor. “Tentei me inspirar em outros filmes, mas foi muito difícil encontrar qualquer tipo de referência, algo que parecesse próximo a este mundo. Para mim, este filme é um novo território, não apenas para o cinema, mas também para Yorgos. É uma história excepcional, com um roteiro e uma dinâmica de personagens muito interessantes”, comenta o ator Jesse Plemons. Hong Chau, que interpreta os papéis de Sarah, Sharon e Aka, acrescenta: “Yorgos nos explicou que as histórias estavam ligeiramente conectadas e que o mesmo grupo de atores interpretaria os personagens nas três histórias. Mas ele não esperava que fizéssemos nenhum tipo de mudança drástica ou muito acentuada entre os personagens. Fiquei muito intrigada”.


Emma Stone, por sua vez, baseou-se no ponto em comum que encontrou entre as três personagens que interpreta: Rita, Liz e Emily. “As personagens são completamente diferentes em muitos sentidos, mas o ponto em comum que encontrei é esse equilíbrio entre querer ser amada, aceita e controlada, e também querer ser livre e ter o controle de si mesma, mas depois perder o amor por esse mesmo motivo”, explica.


Tipos De Gentileza já está em cartaz nos cinemas.

Comentarios


LEIA TAMBÉM

MARVEL 85 ANOS.gif